Educadores participam de formação do Educar para Transformar

Foto: Claudionor Jr. (Ascom/Educação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o objetivo de aproximar as crianças das produções de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática e que tratem de elementos do seu cotidiano, 75 profissionais da educação participam de uma formação para alfabetizadores, com início nesta terça-feira (05), às 9h, e que segue até sexta-feira, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Em 2015, 15 mil alfabetizadores foram beneficiados com a formação e, este ano, são mais de 25 mil professores participantes.

 
A ação é realizada pela Secretaria da Educação em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), responsável pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), na Bahia. A iniciativa visa preparar os formadores municipais para que eles tenham uma atuação cada vez mais qualificada na formação dos professores alfabetizadores.
 
“A formação dos professores das redes estadual e municipais é parte das ações desenvolvidas, em regime de colaboração entre Estado e municípios, para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. Trata-se de uma ação fundamental para o processo de qualificação dos professores alfabetizadores nos municípios”, destaca o secretário Osvaldo Barreto.
 
De acordo com coordenadora de Apoio à Educação Municipal, da Secretaria da Educação do Estado, Nadja Amado, além dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, uma das principais temáticas será a alfabetização científica. Ela ainda ressalta que “a prioridade desta formação é identificar municípios e salas de aula com baixo desempenho no processo de alfabetização para o planejamento das intervenções que favoreçam o aprendizado das crianças”.

Notícias Relacionadas