Em Jequié estudantes e educadores recebem a Caravana em homenagem a Anísio Teixeira

Fotos: divulgação
Os estudantes da Banda Marcial do Colégio Estadual de Jitaúna recepcionaram, com muita musicalidade, a Caravana Anísio Teixeira, nesta quarta-feira (27), no Auditório da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB). Esta foi a primeira parada da comitiva que saiu de Salvador na noite de terça-feira (26) em direção à Caetité, terra natal de Anísio, para difundir o legado deste que é considerado um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos. Durante toda a manhã, uma ampla programação foi desenvolvida. Na oportunidade, os estudantes Mateus Morais e Rikelmy Tomé de Souza, do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, de Jequié, declamaram o poema autoral ‘Viva Anísio!’.

A Caravana está sendo promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), dentro do projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”, que envolve uma série de ações para celebrar a vida e obra do educador, que em 2020 completaria 120 anos de nascimento. Em Jequié, o auditório ficou lotado por estudantes da Educação Básica e da Educação Superior, e por educadores. Uma mesa redonda foi realizada com as participações do reitor da UESB, Luiz Otávio de Magalhães; de Anatércia Contreiras, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), que representou, no ato, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; de Adélia Pinheiro, secretária de Ciência e Tecnologia do Estado; e do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira. Também participaram, o ex-reitor da UFBA, Naomar Almeida, e o ex-reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, que fazem parte da coordenação da Caravana.

O reitor da UESB, Luiz Otávio, exaltou o projeto Anísio Teixeira como ação estratégica para difundir ideias do educador por uma Educação de qualidade e acessível para todos. “A Educação é uma atividade que Anísio Teixeira exerceu sempre com paixão e com o objetivo de redução das desigualdades sociais. Ele colocou toda sua experiência a serviço de uma escola voltada à democratização e foi um dos primeiros a colocar a Educação não como um privilégio, mas como um direito que tem que estar ao alcance de todos e que é uma obrigação do Estado. Reafirmar estas ideias e princípios é sempre importante para todas as instituições e pessoas que militam na gestão educacional”, afirmou.

A secretária Adélia Pinheiro também falou sobre a importância do projeto para a Educação na Bahia. “O que mais Anísio Teixeira desejava era que o seu trabalho fosse executado, fosse realizado. O que a gente ver com a Caravana é o reconhecimento deste trabalho de Anísio Teixeira, que pensou em um projeto de Educação brilhante”, afirmou.

Chegada em Vitória da Conquista
Após Jequié, a Caravana seguirá, ainda nesta quarta-feira, para Vitória da Conquista. A programação está prevista para começar, no final da tarde, no Campus da UESB, onde será feito o descerramento da placa memorial da Caravana. Em seguida, será realizada uma mesa redonda no auditório do Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de Carlos Teixeira e o reitor Luiz Otávio de Magalhães, também irão participar da mesa redonda, o reitor da UFBA, João Carlos Salles e a professora da UFBA, Danúsia Cardoso Lago.

Quinta-feira em Caetité
Após passagem por Jequié e Vitória da Conquista, a Caravana desembarca em Caetité, na quinta-feira (28), para um dia inteiro de atividades. A partir das 9h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), será realizada uma reunião dos Conselhos de Educação da Bahia. Em seguida, a mesa redonda sobre “O legado de Anísio Teixeira”, terá entre os participantes, o professor e ex-reitor da UFBA, Naomar Almeida; o professor Juliano Matos, da Fundação Anísio Teixeira; o professor da UFBA, João Augusto Rocha; e a professora Rosany Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Caetité. No período da tarde, a partir das 14h, será realizada outra mesa redonda, “120 anos de Anísio Teixeira: desafios para uma educação democrática na Bahia”, coordenada pela professora Gilvânia Nascimento, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME Bahia).

A atividade de encerramento da primeira etapa da Caravana será na Casa Anísio Teixeira, em Caetité, a partir das 14h. Devem participar, o prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Gondim; o reitor da UNEB, José Bites; a presidenta do CEE, Anatércia Contreiras; Gilvânia Nascimento, da UNCME Bahia; e Juliano Matos, presidente da Fundação Anísio Teixeira.

Mais sobre o Projeto - No dia 12 de julho, data do 119º aniversário de nascimento de Anísio, aconteceu o lançamento do projeto Ano Anísio Teixeira em 2020, por meio da publicação do decreto governamental 19.132/2019 que nomeou uma Comissão Executiva para gestão de atividades em homenagem ao educador. A programação de atividades para o Ano Anísio Teixeira, proposta pela Comissão, consistirá em eventos, publicações, lançamentos, premiações, celebrações e outros atos públicos.