Em live, SEC destaca a oferta de cursos direcionados ao empoderamento digital como possibilidades de ACCs

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta segunda-feira (12), mais um mosaico de experiências, envolvendo projetos, programas e cursos de Atividades Curriculares Complementares (ACCs). No encontro, transmitido pelo canal do YouTube da SEC e que pode ser acessado no endereço https://bit.ly/3AX9ymc, foram abordadas as possibilidades de ofertas de cursos por parceiros institucionais, a exemplo da Recode, uma organização que promove o empoderamento digital por meio de formação empreendedora e o uso de ferramentas digitais.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos, Marcius Gomes, falou da importância dos parceiros institucionais para a realização das ACCs nas escolas. "Nós instituímos, através da Instrução Normativa nº 03/2021, as instruções das Atividades Curriculares Complementares e, a partir dela, temos identificado diversos parceiros e oportunidades que podem garantir o engajamento complementar do ano letivo, a partir do Continuum Curricular 2020/21, e as atividades letivas", comentou.

A coordenadora pedagógica da Recode, Lais Dourado, apresentou a plataforma Recode Escolas, que contém trilhas formativas para os estudantes acessarem, a exemplo de "Ferramentas digitais para o mercado de trabalho" e "Tecnologias para o futuro", entre outras. "As trilhas são feitas de forma autônoma pelos alunos com ritmo e organização dos estudos. São divididas em módulos e gameficadas, com desafios, perguntas e emblemas de acordo com a pontuação e reflexão, ao longo de cada temática", explicou.

O encontro ainda contou com as participações do vice-diretor do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Feira de Santana, Mateus Fadigas, que divulgou os cursos e as oficinas ofertados; a pró-reitora de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Rita Brêda, que divulgou 24 atividades complementares de extensão disponíveis na universidade; a diretora no Núcleo Territorial de Educação de Senhor do Bonfim (NTE 25), Ana Raquel Conceição; e os educadores Edjanne Silva, do CJCC de Senhor do Bonfim; e Lucas Barbosa, do Colégio Estadual Rômulo Galvão, de Caldeirão Grande; que socializaram experiências.