Embaixador da Croácia busca cooperação com a Bahia na área de Educação

Estreitar as relações institucionais entre a Bahia e a Croácia e, em especial, verificar as possibilidades de uma futura cooperação do país com o Governo da Bahia. É com este objetivo que o embaixador da Croácia no Brasil, Drago Stambuk, visita o Estado. Nesta quinta-feira (23/10), ele foi recebido pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para discutir alternativas de colaboração que envolva, especialmente, os estudantes da rede estadual de ensino.

Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação

“Temos total abertura para estabelecer uma cooperação com a Croácia. Estreitar os laços com outros países é uma orientação do nosso Governo. Se essa cooperação é por meio da educação, melhor ainda. O próprio governo brasileiro tem estimulado uma cultura de internacionalização, por meio do Ciência sem Fronteiras, beneficiando milhares de jovens que, ao fazerem o intercâmbio, trazem para o nosso País um retorno valiosíssimo. Aprendem outro idioma, vivenciam outras culturas e amadurecem profissional e pessoalmente”, avaliou o secretário Osvaldo Barreto.

Na oportunidade, o secretário explicou ao embaixador Drago Stambuk como funciona o sistema educacional brasileiro, enfatizando o regime de colaboração existente entre os estados, municípios e o governo federal. O embaixador, que é médico, pesquisador, autor de 50 livros e cientista, conheceu alguns projetos estruturantes nas áreas da ciência, arte, cultura e esportes desenvolvidos pelos estudantes e professores da rede estadual que, inclusive, estarão sendo apresentados, de 28 a 30 de outubro, nos diferentes níveis da Itaipava Arena Fonte Nova, durante o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola.

Drago Stambuk falou que a Croácia tem aprendido muito com a Bahia. Segundo ele, a exemplo do que ocorre no Estado, que tem investido em energia eólica nos últimos anos, a Croácia tem ampliado as pesquisas para aprimorar a geração de energia limpa. Stambuk ressalta que seu país tem interesse em promover intercâmbios, inclusive, trazendo croatas. “A Bahia é um grande laboratório para pesquisadores. O que vocês fazem aqui é um exemplo para o mundo. A gente sente, vê e acompanha um grande crescimento em todas as áreas. Mas gostaria de destacar que o maior patrimônio que vocês têm aqui é o povo acolhedor. A gente vê algo que é próprio, único deste país, que é a experiência humana. É muito importante viver de forma harmônica e pacífica como vocês vivem aqui”.