EMITec é destaque em evento internacional para a América Latina

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresenta nesta quinta-feira (31/10), na Bett América Latina Cúpula de Liderança, em São Paulo, a experiência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). A Bett é o encontro global da comunidade de tecnologia da comunicação em educação e objetiva promover a descoberta de tecnologia e conhecimento para um aprendizado permanente. O EMITec garante o acesso ao ensino médio a estudantes que moram em regiões remotas da Bahia, por meio de uma rede de serviços de comunicação multimídia, que integra dados, voz e imagem.

Atualmente, o EMITec beneficia 15.838 estudantes e é uma iniciativa pioneira no nordeste do País. O programa se destaca como um instrumento capaz de vencer o desafio de levar o ensino médio a estudantes do campo e áreas longínquas no Estado com um território de 560 mil quilômetros quadrados, 417 municípios e com a maior população rural do país, ou seja, mais de 3,7 milhões de habitantes, o que representa 26,1% da sua população de 14,2 milhões.

Aliando tecnologia e metodologia pedagógica especializada, o EMITec representa uma alternativa pedagógica para atender a extensão territorial do Estado e a carência de docentes habilitados em áreas distantes dos grandes centros urbanos. Mais de três mil estudantes já concluíram o ensino médio por meio do projeto, implantado em 2010, e, atualmente, conta com 792 turmas, em 140 municípios.

Metodologia – Os conteúdos são veiculados por uma moderna plataforma de telecomunicações, com uso de soluções tecnológicas que inclui videoconferência e permite a interatividade dos estudantes com os professores especializados. As aulas virtuais são transmitidas a partir de três estúdios, localizados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, nos três turnos, via satélite e em tempo real. No estúdio, um professor de cada disciplina fica disponível para atendimento e, nas telessalas, os estudantes são acompanhados por mediadores, que fazem a intermediação, em tempo real, entre a sala e o estúdio, para tirar dúvidas e esclarecer outros questionamentos.

A produção do conteúdo pedagógico do EMITec é feita pela equipe da Secretaria da Educação. Nas aulas, a exposição desse conteúdo fica sob a responsabilidade do professor especialista. As dúvidas são recebidas via chat ou através do uso da webcam e microfone. Após a exposição do conteúdo, o professor especialista apresenta uma atividade de produção para ser realizada pelo estudante, com foco no desenvolvimento do senso crítico, fomento à reflexão, além de discussões e socialização de experiências, com ênfase no trabalho coletivo, na ludicidade e na contextualização dos conteúdos.

Pioneirismo – Com o EMITec, o Governo da Bahia proporciona o acesso ao ensino médio e garante o desenvolvimento de jovens e trabalhadores para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho. O caráter inovador da iniciativa e a sua possibilidade de longo alcance tornaram o projeto referência para o estado do Piauí. Além disso, o EMITec foi premiado na Categoria Inovação do Prêmio de Excelência ABED Pearson em Educação a Distância (EaD), ficando em 3º lugar entre projetos de todo o País. O projeto também deu origem ao livro “Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas”. A obra compreende experiências didáticas desenvolvidas pelos professores entre 2010 e 2011.

Tecnologia Social - Em outubro de 2013, o  EMITec recebeu  certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. A certificação é uma das etapas da 7ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, e funciona como um selo de qualidade para as iniciativas.  Os projetos certificados, em todo o País, passarão a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) – uma base de dados on-line contendo informações sobre as tecnologias sociais e as instituições que as desenvolveram.

Depoimentos de estudantes do EMITec,  no povoado de Largo Novo,  município de Irará, aproximadamente 106 km de distância de Salvador.

Renata Miranda Bezerra, 19 anos, 3º ano do ensino médio

“Ter aulas no EMITec é muito bom. É uma experiência nova que vamos levar para o resto da vida. Os professores são ótimos, é perto de casa, facilita no transporte e até no horário de acordar”.

Uerlei de Jesus Santana, 21 anos, 3º do ensino médio

“O EMITec melhorou muito a vida da gente. Muitos colegas desistiram de estudar por causa da distância. Para estudar no centro da cidade, a gente precisava pegar dois transportes e demorava uns 40 minutos para chegar, fica muito longe. Agora não precisa mais disso. A aulas do EMITec são a mesma coisa que as aulas presenciais, a diferença é que temos professores mais especializados”.

Eliana de Jesus de Lima, 18 anos, 2º ano do ensino médio

“Com o EMITec a gente tem a oportunidade de conhecer coisas novas, ver vídeo, entre outras coisas. Todos os professores são muito bons, tanto os daqui como os de Salvador. E ainda fica perto de casa, não preciso pegar transporte. Antes, tinha que pegar transporte e às vezes quebrava. Era muito cansativo”.

Notícias Relacionadas