EMITec leva ensino médio a estudantes de áreas remotas

Um dos grandes desafios da Educação na Bahia é a dimensão geográfica, que está sendo superada graças ao projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). No estado com a maior população rural do País (3,7 milhões), o EMITec chega, a partir de 2010, para garantir a estudantes que moram em áreas remotas, o acesso ao ensino médio.

As aulas são transmitidas via satélite, em tempo real, com a presença de professores mediadores em sala de aula. A partir de uma linguagem digital, o projeto potencializa os espaços presenciais já existentes em localidades distantes do interior, além de superar a carência de docentes habilitados em áreas afastadas dos grandes centros urbanos.

Pioneiro na região Nordeste, o EMITec atende a 17.377 estudantes, em 150 municípios e 430 localidades. Mais de 11 mil estudantes já concluíram o ensino médio por meio do EMITec, com a realização de solenidades de formaturas em cada uma das localidades. “No início, pensei que seria complicado estudar pela televisão, mas com o tempo a gente se acostuma. Só não consegue aprender com esse tipo de ensino quem não tem interesse ou quem não presta atenção nas aulas”, considera Maurício França, aluno do EMITec na comunidade de Largo, em Irará.

Para os estudantes, o EMITec também tem possibilitado reconhecimento. O estudante Felipe Ferreira da Silva Gomes, 16 anos, cursa o 3º ano do ensino médio no distrito de Itaguaçu, zona rural de Irecê. No currículo, o estudante apresenta o 2º lugar na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, disputada em 2012, nas categorias regional e nacional. Felipe destaca a facilidade de estudar perto de casa e fala da importância do projeto para a aprendizagem. “A gente se envolve com a aula e o material é muito explicativo. A gente aprende mais e consegue expressar tudo o que aprendeu”, revela.

Márcia de Menezes Cerqueira, coordenadora local do EMITec, em Irará, destaca a diferença que o EMITec está fazendo na vida dos jovens que moram em áreas remotas da Bahia. “O EMITec veio para transformar esse estudante da zona rural, uma vez que todos esses alunos não tinham perspectivas de melhorar de vida. O EMITec chega, hoje, à zona rural, só para agregar bons valores e bons resultados para esses meninos. Hoje, eles têm a perspectiva de melhoria de vida, de ingressar numa faculdade, de fazer um curso técnico. Tudo isso para melhorar a vida no campo”, afirmou.

Conteúdos - O EMITec se destaca, ainda, pela produção de conteúdos para todos os componentes curriculares do ensino médio. O material desenvolvido por professores da rede estadual é gravado em vídeo e está disponível para as escolas utilizarem a qualquer tempo, além da produção de um material impresso de apoio para a aprendizagem do estudante. “A gente faz uma pesquisa seguindo os princípios do currículo educacional e constrói esse material que serve de apoio para o estudante no decorrer do ano letivo”, explica a professora de geografia do EMITec, Isabele Côrtes Lira, ressaltando que os cadernos complementam o livro didático já distribuído pela Secretaria da Educação.