Encontro com gestores de escolas é realizado em Jacobina

Com o propósito de uma maior integração entre os gestores frente aos desafios propostos pelo programa Educar para Transformar, o Núcleo Regional de Educação – NRE 16 – Jacobina, promoveu o encontro do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, com os dirigentes das escolas da região no dia 4 de outubro. A iniciativa marca as atividades alusivas às homenagens do Mês do Professor e ocorreu em um clima descontraído.

O secretário Osvaldo Barreto reconheceu a liderança dos gestores no processo educacional. “As pesquisas indicam que a gestão escolar e a participação das famílias são dois elementos fundamentais para melhorar a educação em nossas escolas”, afirmou o secretário, anunciando as novas regras para a eleição de diretores e vice-diretores de escolas, que acontecerá no início de dezembro.

“Estamos fortalecendo o processo democrático nas escolas e, entre as novas regras, todos os atuais diretores poderão ser reeleitos se a comunidade escolar assim desejar”, disse o secretário, ressaltando que, em contrapartida, “os eleitos vão assumir um termo de compromisso com a Secretaria da Educação, a partir dos planos de gestão apresentados em campanha para acompanhamento e monitoramento da gestão, com metas préestabelecidas, principalmente quanto à melhoria do desempenho dos estudantes”.

Além disso, o secretário pontuou que o processo eleitoral deste ano amplia a participação dos estudantes e das famílias. Na oportunidade, ele solicitou o apoio dos dirigentes para incentivar a participação de todos os atores da comunidade escolar como “caminho para o fortalecimento da gestão e a melhoria da qualidade da educação”.

Para a diretora do NRE 16-Jacobina, professora Audacy Requião, “o encontro dos gestores escolares com o secretário é um momento ímpar para alinhamento e integração, afinal estamos todos juntos para melhorar os indicadores educacionais de todas as escolas estaduais nos municípios do NRE”.

Presente no encontro, a diretora da Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, Lucicleide Miranda Jatobá, reconheceu a importância da participação de toda a comunidade escolar na gestão e contou como sua escola (com mais de 400 alunos no ensino fundamental) alcançou, em 2013, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4.7, que era a meta projetada para 2021: “para nós, o primordial é a proposta pedagógica e, para isso, contamos com professores comprometidos, participamos de todos os projetos estruturantes da Secretaria da Educação, temos projetos próprios da escola e ainda oferecemos reforço escolar aos nossos estudantes em outro turno”.

Segundo a diretora, um outro diferencial da escola é o acompanhamento individual do boletim de notas de cada aluno com sua família. “Ao final de cada unidade, nos reunimos com o estudante e seus pais para avaliarmos, juntos, o seu desempenho e voltamos a reavaliar na unidade seguinte, fazendo comparativos e incentivando a sua evolução”.