Encontro com gestores dos 27 NTEs debate projetos estratégicos e diretrizes para a Jornada Pedagógica 2022

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) encerrrou nesta sexta-feira (17), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o encontro formativo com os gestores e  técnicos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). O objetivo da atividade, que teve duração de dois dias, foi avaliar o ano letivo continuum 2020/21, discutir o planejamento do ano letivo de 2022 e debater os programas de estado para a educação pública estadual, como o Educar Para trabalhar, Bolsa Presença e Mais Estudo.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância deste alinhamento para o fortalecimento das ações para 2022. "Chegamos ao final do ano letivo continuum 2020/21 celebrando conquistas e acumulando aprendizados. E nossa tarefa é continuarmos firmes seguindo as políticas públicas do governo que passam por diveras áreas, como o ensino-aprendizagem, formação de professores, infraestrutura das escolas, qualificação dos estudantes, protagonismo juvenil, assistência estudantil, entre outros. E essas iniciativas promovem resultados ainda mais positivos quando contamos com o trabalho dos NTEs nos territórios baianos".  
 
Com um painel coordenado pelo subsecretário da Educação, Danilo Melo, superintendentes e diretores dialogaram sobre as diretrizes para o ano letivo em 2022, eixos pedagógicos, projetos estratégicos, diretrizes para a próxima jornada pedagógica e oficinas. De acordo com Danilo Melo, o encontro com os representantes dos NTE é fundamental para a consolidação dos programas e projetos. “As políticas públicas educacionais têm como foco melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para garantirmos que as ações cheguem em cada localidade e estudantes precisamos estar alinhados com os núcleos, ouvindo suas demandas e conhecendo as peculiaridades de cada região. Nesses dois dias, tivemos um debate amplo sobre os programas de governo e realizamos um debate de como podemos aprimorar os projetos para que beneficiem o máximo de pessoas”.
 
A diretora do NTE de Irecê, Fabrízia Oliveira, disse que o encontro foi um momento de trocas de conhecimentos e uma oportunidade para avaliar em conjunto os programas de governo e as ações da SEC em 2021. “No primeiro momento, as superintendências estiveram disponíveis para escutar e dialogar com os dirigentes com o objetivo de pensar estratégias para atender as demandas de cada território. Além disso, a gestão estadual apresentou os índices dos programas de governo e debatemos as ações para o próximo ano letivo. Com a escuta ativa e um diálogo permanente, sinto que o nosso trabalho tende a ser aprimorado beneficiando todas as comunidades escolares”. 
 
O encontro também contou com a participação de Cybele Amado, diretora do IAT, Manuelita Brito, superintendente de Políticas para a Educação Básica; Ezequiel Westphal,  superintendente da Educação Profissional e Tecnológica; Rainer Wendel, superintendente de Gestão da Informação e Marcius Gomes,  coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos.

Notícias Relacionadas