Encontro debate ações conjuntas entre Estado e municípios no Território do Sisal

Foto: Divulgação

Na tarde da terça-feira (30), os secretários de Educação dos vinte municípios que compõem o Território do Sisal, participaram do II Encontro de Articulação das Ações Educacionais: Estado/Município, promovido pelo Núcleo Territorial de Educação de Serrinha (NTE 04). O encontro teve o objetivo de debater as ações conjuntas do Estado e municípios, socializando os dados e informações atualizadas como Calendário Escolar, Censo Escolar, Convênios de Ação e Parceria, repasse de recursos para transporte escolar, dentre outros.

Presente no evento, o diretor do NTE 04, Carlos Carneiro, falou sobre a expectativa desta parceria para 2018. “O encontro com os secretários de Educação dos municípios do Território do Sisal foi muito proveitoso. Nós pudemos colocar na pauta assuntos importantes como os programas que são atendidos pelo estado e apoio que o estado oferece aos municípios, bem como a discussão sobre os convênios que estão atualizados ou precisam de atualização, no sentido de que precisamos fortalecer e consolidar parcerias para que os estudantes não fiquem sem ser transportados e os municípios não tenham prejuízos sinalizando as dificuldades ao NTE 04, para que as ações que dependem desta parceria não sofram descontinuidade. Espero que em 2018 as duas redes se abracem e as ações possam ser mais fortalecidas causando o aprendizado efetivo para os estudantes,” afirmou.

Para o secretário de Educação do município de Nordestina, Ivan Peixinho, “o encontro foi bastante proveitoso. Participei em 2017 e ajudou muito na gestão, pois tiramos muitas dúvidas em relação aos programas do estado que também atendem ao município, e esse ano, mais uma vez, pudemos compartilhar o que o estado tem a nos oferecer e passar as nossas dúvidas para que juntos possamos oferecer uma educação de qualidade para os nossos alunos”.

Segundo a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e secretária de Educação do município de Conceição do Coité, Perpétua Sampaio, “a reunião de articulação serve exatamente para que a gente afine o discurso e estejamos mais juntos para desenvolver as atividades educacionais por que as duas redes estão na mesma localidade e conversam entre si, então quanto mais nos reunirmos mais eficiente será o nosso trabalho”.

Também estiveram presentes no encontro o supervisor de Projetos Especiais do NTE04, Nilson Júnior, a formadora regional Glaucia Varela, a coordenadora da Educação Básica do NTE04, Judinei de Jesus, o coordenador da Rede Física, Lucas Maciel, a técnica do Censo Escolar, Kamilla Militão, e a vice-diretora do CEMIT, Sisal Izolda Pellegrini.

Fonte: Ascom/NTE 04