Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Encontro debate aspectos socioemocionais na educação integral com professores da rede estadual
Professores, gestores e coordenadores da rede estadual de educação participaram, nesta terça-feira (22/7), da abertura do II Encontro de Formação de Professores do Programa de Educação Integral (ProEI). O evento, que segue até quinta-feira (24/7), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, discute questões voltadas às habilidades socioemocionais, o seu lugar na formação humana integral e sua importância para o processo de ensino e de aprendizagem.
Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o ProEI busca efetivar a integralização dos diversos programas de Educação Integral. “A política da Educação Integral para o ensino fundamental II e para o ensino médio da rede estadual está sendo consolidada a partir da ampliação dos espaços e tempos de formação dos estudantes na escola. E é fundamental sempre pensarmos no projeto de forma solidária e colaborativa”, destacou a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Amélia Maraux.
O evento também contou com a presença da superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria da Educação, Eni Bastos, do psicólogo e professor da Universidade Federal de São Paulo, Thiago Strahler Rivero, e da gestora do Programa de Educação Pública Inovadora do Instituto Inspirare Heloísa Mesquita. Os dois últimos compartilharam com os participantes do segundo módulo formativo suas experiências ligadas à reformulação nas concepções e pressupostos teóricos sobre o desenvolvimento humano nos projetos político-pedagógicos das escolas de educação integral.
“O nosso desafio é entender que a formação humana não pode constar, dentro dos seus parâmetros, apenas a cognitiva, a acadêmica, o desempenho do aluno na escola, as notas, as faltas na caderneta. Temos que ter uma visão integral. Dentro da psicologia educacional, estamos falando em avaliar e poder ajudar no desenvolvimento das habilidades físicas, emocionais, morais”, disse Thiago Strahler Rivero.
Tempo prolongado – A professora Marta Leal, do Colégio Estadual Pedro Calmon, localizado em Salvador, considera relevante as formações, especialmente pelo objetivo do ProEI de estender o tempo dos estudantes na escola. “Isso beneficia as famílias, que passaram a se envolver com o programa e se sentem tranquilas por saberem que seus filhos estão no ambiente escolar”, disse.
A docente Valdenísia Quinto, do Colégio Gilda Ramos dos Santos, do município de Jitaúna, afirma que tem o objetivo de aprimorar a educação por meio do proEI. “Esse projeto de Educação Integral busca a qualidade no ensino, minimizando as dificuldades que o aluno encontra na aprendizagem, bem como ampliando o seu conhecimento geral e de entendimento de vida”.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro