Encontro Estudantil da Rede Estadual

A Arena Fonte Nova se tornou palco para as produções educativas da rede estadual. Milhares de visitantes chegaram ao espaço, nesta quarta-feira (2), para o primeiro dia do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual. No evento, que já se consolida como o maior do segmento da região Nordeste, os estudantes das escolas estaduais da capital e do interior, pais, professores e público em geral, foram recepcionados pelas bandas de fanfarras do Colégio Estadual Luis Navarro de Brito, do Colégio Estadual João Caribé e do Colégio da Polícia Militar João Florêncio.

A abertura contou com as presenças dos secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto, da Cultura, Jorge Portugal e de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, de autoridades e intelectuais baianos. Até sexta-feira (04), o Encontro, que é gratuito e aberto ao público, reunirá experiências de 4 mil estudantes nas áreas de esporte, ciência, cultura e esporte, numa culminância dos projetos desenvolvidos durante o ano nas escolas da rede estadual.

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacou a importância dos projetos estruturantes para a uma educação de qualidade. “O 4º Encontro é a culminância de um rico processo de inovação e diversificação dos saberes, consolida as políticas públicas educacionais para a juventude estudantil, dinamiza o ambiente escolar, vibializando as diversas formas de aprendizagem. A socialização dessas experiências é um momento ímpar para a comunidade escolar e cria perspectivas de futuro para nossos jovens”, afirmou.

Para o presidente da Academia de Ciências da Bahia, Roberto Santos, presente na abertura, o Encontro Estudantil reflete os projetos que o Governo da Bahia vem investindo na educação. “A educação pública na Bahia tem dado grandes impulsos com as medidas que o governo tem tomado, que envolvem projetos prioritários de grande importância para o futuro da Bahia e do Brasil”, destaca.

O escritor baiano e imortal da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres, afirma que “este evento sinaliza para um novo caminho que o Governo abre para a educação, através da criatividade de vários setores. Isso me remete ao meu tempo de estudante, em que isso era impensável. Hoje mais de 300 municípios da Bahia, representados na Arena Fonte Nova, com essa grandeza, essa variedade, é algo, realmente, animador”, ressalta.

Participantes
Durante os três dias de evento, o público pode prestigiar as produções de arte, de esporte, de inovação e de tecnologias sociais dos estudantes, além de participar diretamente das experiências, como o Simulador de Voo (ver a ciência dentro de uma cabine de avião), a Caixa Preta (instalação artístico-científica que gira em torno da luz e escuridão). Confira a programação completa no site do Encontro Estudantil (encontroetudantil.educacao.ba.gov.br)

Pela primeira vez no Encontro Estudantil, a estudante Amanda Paranhos, 15 anos, 9º ano, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, da cidade de Jequié, está empolgada com o evento. “Aqui a gente vê coisas novas, apresenta nosso trabalho para outras pessoas e ainda aprende com os colegas. Espero participar mais vezes, pois estou achando muito interessante”, disse.

Com um projeto inovador “Reciclando uma máquina de lavar para gerar energia”, que atraiu a atenção dos visitantes, o estudante do Gleidson da Paixão, considera que o evento, permite que estudantes do interior tenham seus trabalhos reconhecidos. “Aqui me sinto importante, poder apresentar meu trabalho para muitas pessoas está sendo maravilhoso. É a primeira vez que apresentamos nosso projeto fora da minha cidade”, diz o estudante que é da cidade de São Gonçalo dos Campos.

Projetos
O 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual segue até sexta-feira (4), com criações estudantis desenvolvidas nas escolas da rede estadual, da capital e do interior. Serão apresentadas durante o evento as finais do 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e 2ª Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante). O Encontro Estudantil ainda contempla os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), a Feira de Ciência e de Matemática, Encontro e Feira de Tecnologias Sociais da Educação Profissional, Encontro de Líderes de Classe, além de experiências desenvolvidas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, pela Rede Anísio Teixeira e o Programa Todos pela Alfabetização (Topa).