Encontro possibilita discussões sobre o gerenciamento do EMITec

O Projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, já formou mais de 11 mil estudantes que vivem em áreas remotas, superando a dimensão geográfica do Estado. Com o objetivo de realizar a formação continuada dos atores envolvidos no projeto, abordando atividades e dinâmicas, a Secretaria deu início, nesta terça-feira (5/8), ao 3º Encontro Gerencial do EMITec. A abertura do evento, que segue até quinta-feira (7/8), contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

“Este Encontro é estratégico por possibilitar discussões sobre o gerenciamento do EMITec. Trata-se de um projeto inovador que usa recursos tecnológicos e também se destaca pela produção de conteúdos para todos os componentes curriculares do ensino médio. Assim, estamos garantindo, uma educação de qualidade para os nossos estudantes que moram em áreas remotas do Estado”, disse o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando o alcance do projeto. “Atualmente, o EMITec beneficia mais de 17 mil alunos, de 430 localidades, em 150 municípios do interior da Bahia”.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

O evento reuniu diretores dos Centros Regionais de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemit), diretores das escolas vinculadas ao programa e coordenadores do EMITec em atividade nas Diretorias Regionais de Educação (Direc). De acordo com a coordenadora do programa, Letícia Machado, é mais uma oportunidade para a discussão e solução de questões. “Aqui a gente consegue resolver 95% das questões que surgem no dia a dia do programa. Nossa expectativa é que os participantes saiam daqui com uma segurança ainda maior. E no final quem ganha é o estudante”, disse.

Gestor do Cemit Sertão do São Francisco, em Juazeiro, Roberval Leal Rodrigues acredita que a troca de experiências entre os gestores é fundamental para o desenvolvimento do EMITec. “O Encontro facilita a comunicação entre os gestores, e nós, como representantes do primeiro Cemit, temos muito a oferecer, acrescentar e informar aos outros Centros”, declarou o gestor do Centro, que funciona como um órgão de suporte ao EMITec nos Territórios de Identidade da Bahia.

EMITec – O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem. A iniciativa se constitui como uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino e de aprendizagem onde não há oferta do ensino médio. Dessa forma, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as recepções de conteúdos educacionais ao vivo, que são transmitidas em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.