Encontro socializa resultados de atividades desenvolvidas pela Universidade Estadual da Bahia

Secretário Jerônimo Rodrigues na abertura do ENINEPE/UNEB
Abertura do ENINEPE/UNEB
Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação
Começou nesta segunda-feira (14), no Hotel Bahia Sleep, em Patamares, o IV Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Ações Afirmativas da Universidade Estadual da Bahia – UNEB (ENINEPE). O evento, que acontece até sexta-feira (18), tem o objetivo de discutir o papel e o fortalecimento da universidade para a produção de ciência e inovação, de forma comprometida com a transformação social. A abertura contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que representou o governador Rui Costa, e do reitor da UNEB, José Bites, além de apresentação da Camerata Bahia Cordas, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

O secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância do evento para a educação baiana. "Este momento mostra o esforço da UNEB em realizar em um único grande evento como este, atividades que articulam a pesquisa, o ensino, a extensão e as ações afirmativas. E, transversalmente, debate a importância de uma universidade pública de qualidade. Sei do excelente trabalho que cada um desta instituição realiza para promover o ensino superior de qualidade", disse.

O Encontro agrega a XXIII Jornada de Iniciação Científica, o X Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o III Encontro dos Estudantes Intercambistas, o IV Encontro de Estudantes Estrangeiros, o II Encontro Afirmativa: práticas de estudantes cotistas em Pesquisa e Extensão, o III Encontro de Estágio da Graduação, o VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupes), o III Seminário multidisciplinar de Extensão, o V Seminário de Metodologias Participativas e extensão em comunidade, bem como a realização da II CONFCOTAS, e dos encontros do PIBID, Residência e ainda, reuniões de trabalho como da coordenação da UATI, e da Educação à distância e avaliação institucional. Também previstas atividades em comemoração aos 10 anos do Programa de Assistencial Estudantil da UNEB e mostras de arte e cultura.

O reitor José Bites acredita que a integração de 14 atividades no evento promove uma maior qualificação do evento. "É importante que adotar este modelo para que possamos promover uma maior integração e fortalecimento da universidade. Sendo um espaço voltado para a participação do estudante e um espaço de formação para todos", afirmou.

Com o tema “Universidade pública e gratuita: resistência, produção científica e transformação social”, o IV ENINEPE vai envolver atividades com momentos culturais, palestras, oficinas, rodas de conversas, workshop e apresentação de comunicações orais e de pôsteres das empresas juniores com atividades. O evento é gratuito e aberto à participação (considerando o limite de vagas) para docentes, técnicos, discentes e a comunidade externa, sobretudo as escolas públicas da Educação Básica.