Encontro virtual lança na Bahia o movimento nacional “Profissionais da Educação: vacina já”

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado, representada pelo secretário Jerônimo Rodrigues, participou, nesta segunda-feira (18), da live promovida pelo movimento “Profissionais da Educação - vacina já”, – formado por lideranças da Educação brasileira e parlamentares, com o objetivo de lançar, na Bahia, a campanha em defesa da priorização desses profissionais na vacinação contra o Coronavírus. No encontro, que foi uma iniciativa do deputado federal João Carlos Bacelar, os participantes discutiram a importância de colocar a Educação urgentemente no debate do protocolo sanitário e do planejamento da vacinação para que a volta às aulas presenciais seja a mais segura e efetiva possível para professores, estudantes e demais profissionais da Educação.
 
O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância da união de todos os setores da sociedade na luta pela priorização dos profissionais da Educação na vacinação. “Esta é uma reunião estratégica em um momento delicado da pandemia. Há uma sensação muito positiva quando a gente tem um grupo de parlamentares que defende a Educação, que a gente pode confiar e que nos faz sentir mais confortados neste momento tão difícil. Temos um ministro da Educação que não apresenta nenhuma preposição, não dialoga com o setor da Educação. Precisamos fazer um movimento nacional para que a Educação também esteja no grupo de prioridade da vacina e esta é a nossa luta. Portanto, este movimento é muito apropriado, este é um momento de luta e de unidade pela Educação e pelos profissionais da Educação”.
 
Ao conduzir a live, o deputado Bacelar (Podemos-BA) destacou que foi o setor da Educação um dos primeiros a sofrerem o efeito da pandemia. “Desde março as aulas estão suspensas em todo o país. São Grandes as perdas. Estamos colocando em risco, inclusive, a alfabetização de uma geração. Estamos colocando em risco a qualidade educacional de uma geração. Isto é mais uma prova que a elite brasileira não prioriza a Educação, porque fomos um dos primeiros setores a terem suas atividades suspensas, estamos há 11 meses sem funcionar, e quando chega a vacinação, os profissionais da Educação não estão entre os prioritários para que as escolas possam ser reabertas. Não podemos colocar em risco a saúde e a vida dos trabalhadores da Educação, dos estudantes. Ao mesmo tempo, não podemos mais continuar sem aulas e foi em função disso que o deputado Idilvan Alencar, do Ceará, e a deputada professora Dorinha Seabra, do Tocantins, lançaram este movimento nacional. Hoje, lançamos o movimento na Bahia”
 
Participaram também do encontro virtual os deputados federais Idilvan Alencar (PDT-CE) e Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), idealizadores do movimento “Profissionais da Educação Educação - Vacina Já”, Lídice da Mata (PSB-BA) e Alice Portugal (PC do B-BA), além dos presidentes da Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção Bahia  (APLB-Sindicato), Rui Oliveira, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação  (CNTE), Heleno Araújo.

Notícias Relacionadas