Ensino de Português e matemática ganha atenção especial com o Gestar

 

 

 

 

O aprendizado em língua portuguesa e matemática é essencial para o desenvolvimento escolar dos estudantes em diversos campos de conhecimento. Para garantir aos estudantes o melhor aproveitamento dessas disciplinas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia implementou, em 2011, o projeto Gestar na Escola. Trata-se de um investimento para a melhoria  do ensino e da aprendizagem com intervenção na realidade escolar, desde o projeto político-pedagógico da escola às aulas, foco do projeto. Ao mesmo tempo, promove a formação continuada de professores, assistindo-os com apoio no planejamento e na avaliação.
 
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A iniciativa envolve 223.554 mil estudantes da segunda fase do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), de 652 escolas, em 209 municípios baianos. 1.120 mil professores, atuam como articuladores do Gestar, os quais recebem material docente específico, bem como os estudantes, que são contemplados com  um material didático de apoio às aprendizagens e outro complementar, ambos específicos para as disciplinas língua portuguesa e matemática. A metodologia utilizada conta com um processo de monitoramento e avaliação, articulado ao projeto pedagógico das escolas.

“O Gestar ajuda muito na interpretação de texto. Ajuda a reforçar o que aprendemos. A gente pratica, pratica e vai melhorando”, relata a estudante Luana Viana Oliveira, aluna do 7º ano do ensino fundamental, no Colégio Estadual 29 de março. “Antes eu não tinha dificuldade de aprender, mas as atividades do Gestar fazem com que o aluno se esforce e queira fazer mais”, acrescenta a estudante sobre o impacto do Gestar no aprendizado.

O projeto envolve todos os demais professores das referidas áreas do ensino fundamental II, os quais são diretamente beneficiados com a metodologia da formação continuada, pelo diálogo que se estabelece paralelamente à prática docente. Por meio dessa formação, o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das práticas pedagógicas potencializam os saberes dos professores, que vivenciam, revisam e contribuem com a construção do processo colaborativo, na perspectiva da autonomia dos sujeitos professor e estudante.
 

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