Escolas de Amargosa recebem a visita do secretário Walter Pinheiro no sábado (19)

Palavras-chave:
Além de ter cumprido agenda junto com o governador Rui Costa, na manhã deste sábado (19), em Teolândia, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, visitou todas as escolas estaduais localizadas em Amargosa, no Centro-Sul baiano. Desde o início da tarde até aproximadamente 21h da noite, Pinheiro esteve acompanhado por gestores da Secretaria e do Núcleo Territorial de Educação (NTE 09), vistoriando todas as estruturas físicas das unidades e dialogando com a comunidade escolar das quatro unidades pertencentes à rede estadual. 
 
“Essas visitas fazem parte de nossa rotina de trabalho, inclusive para que possamos sempre estar atentos às ações da Secretaria na ponta, saber se o que estamos ofertando atende aos anseios da comunidade, o que é possível melhorar no que se refere à infraestrutura dessas unidades e, principalmente, às questões relacionadas ao eixo pedagógico”, disse Pinheiro.
 
Para a vice-diretora do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Vale do Jequiriçá, Patrícia Maia da Silva, a visita do secretário foi importante. Acompanhada dos demais diretores das escolas estaduais localizadas em Amargosa, professores e funcionários, ela dialogou com Pinheiro sobre o trabalho desenvolvido no CETEP.  “Ele ouviu todas nossas demandas e apresentou propostas de melhorias, mostrando ser uma pessoa muito acessível. Percorreu todos os lugares, os laboratórios, banheiros, almoçou conosco e destacou projetos para tornar o ensino mais atrativo”, afirmou Patrícia. 
 
O CETEP possui laboratorios de Alimentos, Análise Clínica, Informática, Edificações, Enfermagem e Logisitica. Possui 11 salas de aula e oferta cursos técnicos em Enfermagem, Administração, Análises Clinicas, Logistica, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho e edificações, nas modalidades Educação Profissional Integrada (EPI) e Educação Profissional Integrada em Tempo Integral (EPI TI), além da modalidade Prosub, para estudantes que já se formaram no Ensino Médio e retornam para fazer o curso profissional. 
 
Também visitado por Pinheiro, o Colégio Estadual Santa Bernadete é que oferta a maior quantidade de matrículas no município, com 2.152 estudantes em 2018. Na visita, o secretário foi recepcionado pela fanfarra FANESB, criada pela escola em 1993 e que fez uma apresentação para a comitiva, e pelo corpo diretivo da unidade escolar. “Esta fanfarra já ganhou vários prêmios, inclusive foi campeã baiana, mas havia sido desativada em 2011. Retomamos a fanfarra em 2015 e, no ano passado, já começamos a paticipar de desfiles cívicos. Hoje o grupo está revitalizado e Pinheiro destacou a possibilidade de recebermos novos instrumentos”, destacou o diretor, Neilton Souza de Jesus. Segundo ele, a visita de Pinheiro foi muito bem recebida por todo o colegiado escolar, principalmente para os estudantes, que puderam dialogar com o secretário. 
 
“Fiquei muito feliz porque ficou clara sua intenção de fazer uma Educação diferenciada e desburocratizar toda uma dinamica. O secretário visitou todos os espaços e dialogou bastante. Estou há sete anos atuando na Educação em Amargosa e nunca vi nenhum secretário vindo nas escolas para escutar o diretor e as pessoas que estao envolvidas no processo de educação”, completou Neilton. O colégio oferta Ensino Fundamental Séries Finais, Médio Regular e EJA, e funciona nos três turnos. “Ainda conversamos sobre a possibilidade da nossa escola ofertar cursos de curta duração da Educação Profissional”, disse. 
 
No Colégio Estadual Almeida Sampaio, Pinheiro e os gestores da Secretaria também vistoriaram a infraestrutura física da unidade, que oferta Ensino Fundamental II Integral para 461 alunos matriculados em 2018. São 14 salas de aula, auditório, uma nova quadra coberta entregue em 2016, sala de vídeo, cozinha, refeitório e área de convivência. “Antes de visitar nossa escola, Pinheiro dialogou com o grupo de diretores no CETEP e conversamos sobre diversas demandas e isso nos deu uma sensação de que as coisas vão caminhar bem. Terminamos de visitar a escola e ele fez questão de percorrer todas as instalações e tirar dúvidas dos funcionários, inclusive, de empresas terceirizadas que prestam serviço na escola”, disse Viviane Andrade de Assis, diretora do C.E. Almeida Sampaio.
 
Ainda em Amargosa, o secretário Walter Pinheiro esteve no Colégio Estadual Pedro Calmon, que oferta Ensino Médio Regular e Integral, além de Educação de Jovens e Adultos e o curso técnico de Alimentação do Mediotec, para 1.068 estudantes.
 

Notícias Relacionadas