Escolas estaduais são mobilizadas para o desenvolvimento dos projetos de arte e cultura

Professores, estudantes, coordenadores pedagógicos e gestores da rede estadual dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE), participaram, nesta quarta-feira (24), da videoconferência “Processos criativos: orientações e planejamento dos projetos artísticos e culturais na rede estadual de ensino”, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a videoconferência marcou os nove anos da execução dos projetos de arte e cultura na rede estadual e tem como objetivo estimular o desenvolvimento das distintas linguagens artísticas e culturais dentro das escolas.

Fotos: Liviane Barbosa Ascom/IAT
A atividade também serviu para orientar professores e gestores sobre a adesão das unidades escolares aos projetos de arte e cultura. Segundo a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, o período de adesão tem início em março. “Primeiro vamos sensibilizar os educadores, falando sobre o funcionamento de cada projeto. Depois abriremos uma etapa para preenchimento e envio do formulário de adesão para o Núcleo Regional”, explica a coordenadora.

A novidade para este ano é o teatro e o cinema, com a implantação dos cineclubes nas escolas, projeto em parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o Ministério da Cultura. “Estes cineclubes são importantes, pois entendemos que para poder criar, é preciso que o estudante saiba, também, apreciar esta linguagem artística. Já o teatro será outra experiência nova na rede. Precisamos desenvolver esta linguagem nas escolas para que os estudantes possam entender o mundo através das nossas representações”, completou Nide Nobre.

O encontro contou com a apresentação da banda Tainá & Tato, vencedores do concurso Novos Talentos e a presença de Tânia Tôko, atriz e arte-educadora, que falou sobre a inserção do teatro nas escolas. “Eu sempre ressalto a importância que da transformação por meio das imersões que a dramatização nos permite. E o teatro, dentro da escola, fará com que o estudante possa ter um olhar estético diferenciado, dentro do seu contexto, da sua realidade”, explicou Tânia.

“A expectativa é muito grande com relação ao teatro e o cinema na escola. Nós sabemos da importância que isso tem dentro do contexto escolar e para o projeto político e pedagógico, de inserir essas atividades artísticas que incentivam o estudante no processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou o professor de artes, Luciano Alves.