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Escolas se preparam para as regionais dos projetos de arte e cultura
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
As cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) irão receber os projetos de arte e cultura dos estudantes da rede estadual selecionados na etapa escolar. Os alunos irão apresentar suas criações, que serão submetidas à avaliação de especialistas, no período de 30 de agosto a 30 de setembro. As obras selecionadas serão expostas na culminância dos projetos, durante o 5º Encontro Estudantil, em Salvador. As orientações sobre as seletivas regionais foram passadas, nesta quarta-feira (17), através de uma videoconferência, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com transmissão para as telessalas dos NRE.
Ao todo, a Secretaria da educação do estado promove o desenvolvimento de oito projetos de arte e cultura nas escolas. São eles: Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempo de Artes Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Encontro de Coral Estudantil (Encante), Dança Estudantil (Dance) e Festival Estudantil de Teatro (Feste).
Durante a videoconferência, sob o tema ‘A arte de contar histórias’, os participantes assistiram a palestras com educadores ligados às áreas de literatura, audiovisual, cinema e artes plásticas. A coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, destaca que a videoconferência é uma ação importante para o fortalecimento do protagonismo estudantil, já que trata-se de uma oportunidade para gestores, professores e coordenadores se preparem para os cursos formativos destinados aos alunos dos projetos de arte e cultura, na fase regional.
“Além de ser um espaço para o aprofundamento do debate sobre temáticas relativas à educação, cultura, arte e juventude, a videoconferência estimula o desenvolvimento das distintas linguagens artísticas e culturais, contribuindo para a produção estudantil e difusão desses conhecimentos, nos contextos escolares da rede”, explica.
A professora Rosimeire Lapa, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), por exemplo, que trouxe para o debate o tema ‘A arte de contar histórias nas linguagens do poema, cordel, crônica e conto’, mostrou que, independentemente de ser lida, narrada ou interpretada, o importante é que o estudante sinta a história, mantendo um fio condutor entre o enredo e o espectador. “A voz, o olhar, a postura corporal são elementos essenciais para quem vai contar uma história. Somos todos seres narrativos. Todos os estudantes podem se empoderar disso”, afirma.
‘O cinema em tempos de internet: como a linguagem audiovisual clássica contribui na produção com dispositivos móveis’. Este foi o outro tema abordado na videoconferência, pela jornalista especialista em audiovisual, Gabriela de Paula. “Hoje, todos os estudantes têm um smartphone que podem produzir histórias audiovisuais. Todos nós temos potencial para contar histórias através desta linguagem. Na escola, aprendemos a contar uma história através de uma redação, mas não somos educados para contá-la na linguagem do audiovisual. Então, é importante que os estudantes que vão participar do Prove sejam orientados a juntar o quebra-cabeça das cenas que vão compor as suas histórias, o que não significa simplesmente gravar uma cena”, orienta.
Durante a videoconferência, os professores se colocaram na posição de aprendizes para repassar as experiências aos alunos em sala de aula. “Eles serão essenciais no processo de orientação e sensibilização dos estudantes com as diversas formas de expressão artística, como a pintura, a coreografia, o cinema e a literatura, para que, assim, possam expressar a sua arte com criatividade e liberdade”, enfatiza Nide Nobre.Ela acrescenta que, entre os dias 3 e 7 de outubro, serão realizadas as inscrições na Secretaria da Educação dos projetos finalistas para a etapa estadual, que acontece durante o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual.
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