Escuta aberta reuniu lideranças parceiras do Topa

Lideranças de 404 entidades que aderiram à 4ª Etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), se reuniram na Escola Parque, em Salvador, para o III Encontro Estadual dos Representantes dos Movimentos Sociais e Sindicais – Escuta Aberta. O encontro, organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, teve o objetivo de tratar sobre avanços e desafios do Topa.

No encontro, as lideranças contaram sobre a importância da participação no desenvolvimento do Topa. “É um programa grandioso. A gente aproveita o máximo para desenvolvê-lo cada dia melhor. E o resultado é que o número de alunos cresce a cada etapa”, afirma Irene Maria dos Santos, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Coronel João Sá.

A Associação Orquídea Negra, localizada no município de Saúde, participa, pela primeira vez, do programa. “Nós estamos de braços abertos para apoiar no que for possível o bom desenvolvimento do programa, tendo em vista o objetivo maior, a alfabetização”, sinalizou Ana Paula Souza, representante da Associação.

Além de palestras, representantes de associações e sindicatos regionais participaram de oficinas sobre os desafios para a 4ª etapa do programa. “A cada etapa, nós fazemos esta escuta, com o intuito de ouvir e debater as dificuldades e avanços do programa. É muito importante estabelecer este diálogo constante, trabalhar nesta construção de uma política de educação de jovens e adultos”, afirmou Elenir Alves, coordenadora do Topa, durante a abertura do evento, que apresentou aos presentes os princípios, a concepção, estrutura e funcionamento do programa.

Números – De 2007 até o momento, o programa Todos pela Alfabetização (Topa) já beneficiou 936 mil pessoas em todo o Estado, graças à parceria das prefeituras e das entidades dos movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. A meta do governo é alfabetizar mais um milhão de pessoas nos próximos quatro anos. A terceira etapa do Topa, que tem registrada 536 mil pessoas, alfabetizou 291 mil em dezembro de 2010 e até julho de 2011 outros 185 mil. A quarta etapa contempla 283 mil pessoas não alfabetizadas.