Espaço virtual colaborativo sobre a Educação Integral é lançado em live

Foi lançado, durante live, nesta quinta-feira (5), o Observatório Nacional da Educação Integral, sediado na esfera virtual da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no endereço www.observatorioeducacao.ufba.br. A ferramenta é constituída de um espaço colaborativo que agrega estudos, análises, dados, experiências pedagógicas e curriculares, referenciais legais e todo tipo de recursos que mantenham viva a esperança da materialização de uma escola pública universal e comprometida com a formação humana integral e com a ampliação da jornada escolar diária.

Entre os convidados, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância de um espaço que possa apresentar a concepção da Educação Integral. "Existe a necessidade de evoluirmos o conceito da Educação Integral. Acabar com essa ideia que alguns pensam que a escola é um depositório de estudantes. O tempo integral é uma estruturação de uma educação qualificada, que não se faz sem recursos, pois caro é falta de oportunidade. E isso nos faz discutir sobre as novas culturas nas formações inicial e continuada dos educadores e o regime de colaboração com os municípios".

Também presente ao encontro, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou que a concepção da Educação Integral deve começar na creche. "É uma perspectiva integradora, porque, para realmente mudarmos a sociedade de forma transformadora, temos que educar a pessoa da creche à pós-graduação. E acreditamos que com a criação do programa Mais Educação, há dez anos, em que aumentamos em cinco vezes o investimento na Educação Integral, conseguimos trazer uma formação mais humanizada e inclusiva. E mesmo nestes momentos de desafios, vejo a educação como uma área que se mantém forte nesta luta".

A professora Jaqueline Moll, uma das principais referências sobre a Educação Integral e que mediou o encontro, contou sobre a oportunidade do ambiente virtual manter viva a memória de grandes educadores. "Há também o papel de não esquecermos o que foi feito por Paulo Freire, Florestan Fernandes, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, entre outros. Serão uma referência para aqueles que estejam trabalhando com o tema. Esse local colaborativo surgiu a partir das comemorações dos 10 anos do programa Mais Educação".

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA, Penildon Silva, a criação do Observatório possibilita um forte debate em três vertentes. "Poderá juntar os acadêmicos  com seus trabalhos sobre o assunto; os gestores escolares, com as experiências realizadas nas escolas; e os movimentos sociais, que podem trazer contribuições nesta estrutura. O espaço também faz uma relação entre as universidades e a Educação Básica", afirmou.

Ainda estiveram presentes ao encontro Paulo Gabriel Nacif, presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA); José Bites, reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); e Geovana Lunardi, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd),  entre outros convidados.