Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Espaço virtual colaborativo sobre a Educação Integral é lançado em live
Espaço virtual colaborativo sobre a Educação Integral é lançado em live
Publicado em qui, 05/11/2020 - 21:00 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Foi lançado, durante live, nesta quinta-feira (5), o Observatório Nacional da Educação Integral, sediado na esfera virtual da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no endereço www.observatorioeducacao.ufba.br. A ferramenta é constituída de um espaço colaborativo que agrega estudos, análises, dados, experiências pedagógicas e curriculares, referenciais legais e todo tipo de recursos que mantenham viva a esperança da materialização de uma escola pública universal e comprometida com a formação humana integral e com a ampliação da jornada escolar diária.
Entre os convidados, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância de um espaço que possa apresentar a concepção da Educação Integral. "Existe a necessidade de evoluirmos o conceito da Educação Integral. Acabar com essa ideia que alguns pensam que a escola é um depositório de estudantes. O tempo integral é uma estruturação de uma educação qualificada, que não se faz sem recursos, pois caro é falta de oportunidade. E isso nos faz discutir sobre as novas culturas nas formações inicial e continuada dos educadores e o regime de colaboração com os municípios".
Também presente ao encontro, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou que a concepção da Educação Integral deve começar na creche. "É uma perspectiva integradora, porque, para realmente mudarmos a sociedade de forma transformadora, temos que educar a pessoa da creche à pós-graduação. E acreditamos que com a criação do programa Mais Educação, há dez anos, em que aumentamos em cinco vezes o investimento na Educação Integral, conseguimos trazer uma formação mais humanizada e inclusiva. E mesmo nestes momentos de desafios, vejo a educação como uma área que se mantém forte nesta luta".
A professora Jaqueline Moll, uma das principais referências sobre a Educação Integral e que mediou o encontro, contou sobre a oportunidade do ambiente virtual manter viva a memória de grandes educadores. "Há também o papel de não esquecermos o que foi feito por Paulo Freire, Florestan Fernandes, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, entre outros. Serão uma referência para aqueles que estejam trabalhando com o tema. Esse local colaborativo surgiu a partir das comemorações dos 10 anos do programa Mais Educação".
Para o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA, Penildon Silva, a criação do Observatório possibilita um forte debate em três vertentes. "Poderá juntar os acadêmicos com seus trabalhos sobre o assunto; os gestores escolares, com as experiências realizadas nas escolas; e os movimentos sociais, que podem trazer contribuições nesta estrutura. O espaço também faz uma relação entre as universidades e a Educação Básica", afirmou.
Ainda estiveram presentes ao encontro Paulo Gabriel Nacif, presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA); José Bites, reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); e Geovana Lunardi, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), entre outros convidados.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo