Espaço Xisto Bahia celebra o Mês da Dança com mostra e contação de história

Palavras-chave:
Referência em Salvador no apoio e fomento à dança, o Espaço Xisto Bahia realiza mais uma edição do projeto “DANÇAR NO XISTO É... VAMOS CELEBRAR!” para festejar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. Na programação tem a Mostra de Dança Vamos Celebrar, marcada pela diversidade de ritmos e danças, dia 27 de abril, às 19h, e, no dia 30 de abril, às 09h, a contação de histórias "Kioni - A Pequena Mandingueira", voltada para o público infantil. O ingresso é trocado por um quilo de alimento não perecível que será doado a instituições através da campanha Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.
 
O DANÇAR NO XISTO É... VAMOS CELEBRAR! realiza uma viagem ao universo da dança que é criado, produzido e difundido dentro do próprio Xisto Bahia, através de seus parceiros e grupos residentes. A Mostra de Dança Vamos Celebrar, na quinta-feira (27), apresenta uma miscelânea de ritmos e danças, mostrando o quanto essa linguagem está voltada para todos os corpos e o quanto é versátil, dinâmica e atual. Entre os grupos participantes da mostra estão: Grupo Wadô, que apresentará as belezas do Japão em seus corpo; o Grupo Vivavós, trabalhando o bolero e o samba de roda; a Korum Cia de Dança, com a sua dança contemporânea e a intensidade dos corpos em movimento; a Reforma Cia. de Dança, que contará histórias de ancestralidade do seu povo através dos seus corpos; o professor e pesquisador em Dança Afro-Brasileira Jhef Mendes e os alunos mostrando a energia das matrizes africanas; e a Escola de Dança da FUNCEB, abrilhantando a noite com muita dança.
 
 
Já no domingo (30), acontece uma atividade dedicada ao público infantil baseada na série "Kioni - A Pequena Mandingueira", com contação de histórias e movimentos da Capoeira. A atividade contará com a participação especial da autora moçambicana Joana Carneiro Vasconcelos, criadora da série “Kioni – A Pequena Mandingueira", e desenvolvida pelos integrantes do coletivo Movimento Karapaça, com instrumentos e dinâmicas de movimentos. A série é baseada em livros que envolvem capoeira, musicalidade, cultura, muita aventura e imaginação. Também nesse dia, a autora lançará a segunda edição da série Berimbau Toca Cavalaria.
 
Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.
 
SERVIÇO
“DANÇAR NO XISTO É... VAMOS CELEBRAR!”
Mostra de Dança Vamos Celebrar
QUANDO: 27 de abril (quinta-feira) - 19h
"Kioni - A Pequena Mandingueira"
QUANDO: 30 de abril -  09h
ONDE: Espaço Xisto Bahia, Barris
INGRESSO: 1 quilo de alimento não perecível
 

Notícias Relacionadas