Especial Lina Bo Bardi no Soterópolis da TVE

Palavras-chave:

O Soterópolis desta quinta-feira (9) celebra a arquiteta italiana Lina Bo Bardi que, naturalizada no Brasil, se tornou uma das mais importantes arquitetas do país. O programa destaca a exposição “O museu de Dona Lina” do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA),  que marca a abertura de portas do museu, que acontece de forma híbrida, presencial e virtual. E ainda ainda uma entrevista com Francesco Perrotta-Bosch  autor do livro “Lina - Uma biografia”. Outro destaque é a entrevista com o arquiteto Wesley Pontes, criador do perfil da rede Instagram sobre a arquiteta e suas andanças pela Bahia. A exibição é às 22h.

A mostra, intitulada “O Museu de Dona Lina”, vai reunir cerca de 300 peças incluindo obras de artistas brasileiros que integram o acervo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) juntamente com a coleção de arte popular de Lina Bo Bardi, que inclui peças de artesanato, utensílios e outras manifestações da cultura popular, grande parte adquirida no período de 1958 a 1966, quando viveu e trabalhou em Salvador, e se encontrava até recentemente na reserva técnica do museu, que reabre suas portas a partir da exposição sobre a arquiteta. Lina foi gestora do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e projetou o restauro do Solar do Unhão e sua adaptação para a sede do museu.

O arquiteto e urbanista Francesco Perrotta-Bosch, autor do livro biográfico sobre Lina Bo Bardi, começou a estudar a história da personagem ainda no curso de graduação. O livro de quase 500 páginas traz algumas excentricidades e tem uma estrutura não linear, nem cronológica, como os projetos arquitetônicos que se estendem no tempo e levam anos para serem concluídos, como é o caso do Masp e do Sesc Pompeia, obras de autoria da arquiteta. Para contar sobre essa história, a equipe do Soterópolis conversou com o autor sobre a produção da biografia.

O legado de Lina Bo Bardi e suas andanças pela Bahia também estão compartilhadas no perfil da rede social Instagram. Imagens, fotografias, relatos históricos, recortes de jornais antigos e até conceitos arquitetônicos e estéticos são conteúdos produzidos pelo arquiteto Wesley Pontes no perfil @linanabahia .Para falar sobre o perfil e as histórias da arquiteta, o episódio do programa terá uma reportagem sobre o projeto e uma conversa com o autor do perfil online.
 

Fonte: ASCOM / IRDEB

Notícias Relacionadas