Estado discute ações de valorização das universidades estaduais

As Secretarias Estaduais Educação (SEC) e da Fazenda (SEFAZ) promoveram, nesta segunda-feira (1), uma reunião com o Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, que é formado pelas Universidades Estadual da Bahia (UNEB), de Feira de Santana (UESF), do Sudoeste da Bahia (UESB) e de Santa Cruz (UESC). O objetivo foi discutir demandas relacionadas ao orçamento das instituições. Com a participação dos secretários da Educação, Jerônimo Rodrigues, e da Fazenda, Manoel Vitorino, a ação faz parte de uma série de encontros que o Governo do Estado está realizando com vistas à permanente valorização das universidades.
 
Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
O secretário Jerônimo Rodrigues explicou que essa iniciativa partiu do governador Rui Costa, que entende o papel fundamental das universidades para o fortalecimento da Educação Básica. “É bom ressaltar que esta é a nossa quarta agenda, iniciada com uma reunião do Fórum de Reitores com o governador e, a partir daí, outras agendas foram sendo realizadas, como quando debatemos com o reitor Evandro, presidente do Fórum, uma pauta de aprendizagem da Educação Básica com as universidades. Hoje pudemos discutir um pouco sobre o orçamento e o calendário de atividades que é desempenhado pelas instituições, e que estão sendo acompanhados, de perto, pela SEFAZ. A ideia é estarmos em permanente diálogo com as instituições”, afirmou.
 
O secretário Manoel Vitorino destacou que o Estado está trabalhando para dar todo o suporte às universidades. “É fundamental que dialoguemos, de forma pragmática, visualizando os pontos centrais que podemos atuar, para garantir o bom funcionamento das instituições. Por isso é importante um planejamento trimestral para que, individualmente, possamos atender cada uma com suas especificidades, para garantir um investimento que esteja equilibrado entre as necessidades das instituições e o orçamento do Estado”, disse.
 
O presidente do Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais e reitor da UEFS, Evandro Nascimento, falou sobre o encontro. “Esta reunião abre um diálogo importante para que possamos tratar sobre questões de execução financeira das universidades. Há uma possibilidade de uma agenda que dê conta das necessidades financeiras no âmbito do custeio das universidades, por isso acreditamos que teremos um ótimo avanço na interlocução com o Governo do Estado", destacou.
 
Ainda estiveram presentes a reitora da UESC, Adélia Pinheiro, e os reitores da UNEB, José Bites, e da UESB, Luiz Otávio de Magalhães, além do subsecretário da Educação, Danilo Souza, do coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, do coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Amorim, e da equipe técnica da Secretaria da Fazenda.

Notícias Relacionadas