Estado diversifica e interioriza a Educação Profissional

A Educação Profissional está ajudando a transformar a vida de jovens e trabalhadores na Bahia. Ao se tornarem técnicos de nível médio, muitos conquistaram o primeiro emprego; outros, a reinserção no mundo do trabalho. Graças à reformulação da Rede Estadual de Educação Profissional, em 2008, o número de matrículas em cursos técnicos de nível médio saltou de 4.016, no início de 2007, para mais de 69 mil, no segundo semestre de 2013, e o de municípios atendidos subiu de 22 para 123.

O número de cursos técnicos também foi ampliado de 15 para 80 nesse período, além dos oito cursos de Formação Inicial e Continuada / Qualificação Profissional. Com a oferta alinhada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade, os novos técnicos ampliam as chances de trabalhar e permanecer em seus locais de origem.

Para tanto, o Estado criou 32 Centros Territoriais e 34 Centros Estaduais de Educação Profissional, 20 anexos dos Centros, além de ofertar cursos de Educação Profissional em 103 unidades de ensino médio, nos 27 Territórios de Identidade.

Pronatec – Articulada com o Governo Federal, a Secretaria da Educação passou a ser entidade demandante e ofertante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado pelos parceiros ofertantes IFBaiano, Ifba, Senai, Senat, Senac e Senar, além da própria Secretaria da Educação. Em 2013, foram ofertados 36 cursos Técnicos e 153 cursos de Formação Inicial e Continuada (qualificação profissional), em 134 municípios, nos 27 Territórios de Identidade.

Os cursos são ofertados para estudantes do ensino médio da rede estadual em turno diferente ao regular, representando uma experiência rica de Educação Integral no ensino médio da Bahia, atendendo ao Compromisso 3 do Todos pela Escola e ainda introduzindo a dimensão Trabalho na formação dos estudantes.

Intervenção Social – Os benefícios da Educação Profissional também chegam à comunidade por meio de intervenções sociais. Aliando teoria e prática, os estudantes aprendem o valor social da profissão e exercitam a cidadania. Os Centros Estaduais, Territoriais e unidades escolares compartilhadas desenvolvem ações que beneficiam a comunidade a partir dos conhecimentos construídos no curso. Na área de Saúde, por exemplo, realizam gratuitamente serviços como aferição da pressão arterial e teste de glicemia. Na área de Agropecuária, atuam com assistência técnica a agricultores familiares e assentados.

Especializações - Os professores e gestores da rede estadual de educação profissional estão tendo a oportunidade de ampliar conhecimentos e aperfeiçoar suas formações, por meio do curso inédito de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional e do curso de Especialização em Gestão da Educação Profissional. Já são 1.414 professores e 44 gestores beneficiados.

Premiação em eventos nacionais - Os projetos dos estudantes e professores da rede estadual de Educação Profissional têm se destacado em prêmios nacionais e internacionais. Um dos exemplos foi o 1º lugar conquistado no Prêmio Escola Voluntária, em São Paulo, promovido pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social, em 2013.

Forma de Articulação

- Educação Profissional Integrada (EPI) - contempla cursos técnicos integrados ao ensino médio que duram quatro anos e são voltados para quem terminou o ensino fundamental.

- Proeja Médio (Educação de Jovens e Adultos) - integra Educação Profissional ao ensino médio e é direcionado para a formação profissional de jovens e adultos. Ao mesmo tempo em que os estudantes concluem o ensino médio, recebem o diploma do curso técnico. Os cursos duram dois anos e meio.

- Subsequente (Prosub) - os cursos técnicos são direcionados para quem já concluiu o ensino médio e volta à escola para fazer a formação profissional. Duram dois anos, independentemente do eixo tecnológico e da ocupação a que eles se destinam.

- Concomitante - articula educação básica à Educação Profissional. O estudante matriculado no ensino médio da rede estadual poderá fazer um curso técnico de nível médio em turno diferente ao que está matriculado.

- Proeja Médio em regime de alternância - ofertados para populações, a exemplo de trabalhadores rurais, domésticos e catadores de material reciclável, cuja realidade de trabalho não permite a frequência sequencial das aulas. Ocorre em três anos.

- Proeja Fundamental - a Educação Profissional está integrada ao ensino fundamental, possibilitando a elevação da escolaridade com qualificação social e profissional. O Proeja Fundamental é voltado a jovens e adultos trabalhadores a partir dos 18 anos e tem a duração de dois anos.