Estado estimula maior participarão dos pais nas escolas

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

O Governo da Bahia está estimulando, cada vez mais, a participação dos pais na vida escolar dos filhos e nas escolas. Após realizar a eleição do colegiado escolar, composto por representantes dos pais, estudantes, professores e funcionários, a perspectiva da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é promover uma maior integração família-escola, fazendo com que os pais, mães e responsáveis, por meio do colegiado escolar, estejam mais presentes no cotidiano das escolas, contribuindo com a gestão democrática e participativa e, consequentemente, para a melhoria da educação.

O superintendente de Gestão da Informação Educacional, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Sérgio Carvalho, acredita que o processo participativo é algo necessário e que deve ser constante. “A nossa meta é intensificar a integração dos pais no colegiado escolar nas comunidades e escolas onde ainda não temos uma participação ativa. É um exercício cotidiano e que nós vamos continuar fazendo ao longo de 2016, no sentido de estimular a participação de todos”, ressalta.

"Minha expectativa é a de que, juntos, iremos melhorar ainda mais a educação na unidade escolar”, Atenaldo Cerqueira Silva

Para o superintendente, o colegiado escolar é um instrumento extremamente importante. “Ele pode influenciar e acompanhar administrativamente a gestão dos recursos financeiros da escola e, juntamente com a direção, definir prioridades de investimentos, melhorias e acompanhar a execução de ações”, destaca, ressaltando que as contribuições também podem ser feitas no campo pedagógico, na avaliação dos projetos desenvolvidos. “Os pais, alunos, funcionários e professores têm uma visão sobre a escola e é importante que eles sejam consultados para que contribuam no avanço da unidade escolar”.

Atenaldo Cerqueira Silva é representante de pais no Colegiado Escolar do Centro Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. Ele diz que vai motivar outros pais a se comprometerem mais com a vida escolar de seus filhos e, ao mesmo tempo, a participarem de forma mais intensa das decisões escolares. “Além de poder contribuir mais diretamente, por exemplo, com a fiscalização para que não haja desperdícios, estarei mais participativo da vida escolar do meu filho. Minha expectativa é a de que, juntos, iremos melhorar ainda mais a educação na unidade escolar”, comenta.

 

Notícias Relacionadas