Estado investe 3,4 milhões na construção de novo colégio em Lajedinho

Os estudantes da rede estadual de Lajedinho (a 350Km de Salvador), vão ganhar uma nova escola dotada de completa infraestrutura com quadra poliesportiva, biblioteca, refeitórios, auditório e laboratório de informática. A obra, com investimentos em torno de 3,4 milhões, está em fase final de acabamento e marca a reconstrução do Colégio Estadual Professora Delzair do Nascimento Galvão, destruído pela enchente que devastou a cidade em 2103. O colégio foi visitado, nesta sexta-feira (27), pelo governador do Estado, Rui Costa, que falou sobre a requalificação da unidade escolar e dos projetos que serão implantados para proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem aos estudantes.

"Vamos entregar um novo colégio a cidade de Lajedinho, com equipamentos modernos, para oferecer uma educação de qualidade à nossa juventude. As obras estão bastante adiantadas. Nós estamos construindo todos as novas escolas com quadra coberta, biblioteca e refeitório, porque acreditamos que a educação é integral, no sentido de que as disciplinas são integradas ao esporte e, por isso, a necessidade de quadra coberta. A educação também não se separa de arte e da cultura, então estamos implantando as Escolas Culturais e, para isso, os colégios estão ganhando auditórios. Também estamos criando laboratórios nas nossas escolas para a realização de cursos profissionalizantes. Estamos querendo avançar, rapidamente, na escola de tempo integral; aquela que o aluno fica o dia todo aprendendo uma profissão, praticando esporte, arte e cultura, porque a educação é algo que completa e estrutura a vida do ser humano", disse Rui.

A nova unidade escolar terá seis salas de aula, vestiários, área de lazer e área verde onde serão implantados uma horta e um jardim e está sendo erguida na parte alta da cidade. O diretor do colégio, Everton Barreto, falou sobre o significado da obra para a cidade. "É uma alegria para todos de Lajedinho ver essa escola sendo reconstruída. As obras estão muito adiantadas. A nova escola, com certeza, irá viabilizar a participação dos nossos estudantes nos projetos estruturantes de Arte e Cultura, nas disputas dos Jogos Estudantis e a inserção dos jovens na pesquisa", comemorou.

Os estudantes estão assistindo aulas em prédio cedido pela prefeitura e falaram sobre as expectativas da mudança. "Estou ansiosa para mudar para a nova escola, com uma estrutura melhor e mais espaçosa para nosso aprendizado", contou a estudante Beatriz de Deus, 17, 2°ano do Ensino Médio. Sua colega Mikaele Souza, 15, 1° ano, disse que a reconstrução da escola trata benefícios para toda a juventude. "Será um novo começo da nossa escola e a cidade está na expectativa muito grande para este novo tempo do colégio”, afirma.