Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Estado oferta curso de Educação Profissional por Intermediação Tecnológica
Estado oferta curso de Educação Profissional por Intermediação Tecnológica
Publicado em qui, 10/05/2018 - 12:47 por Desconhecido
Palavras-chave:
Com esta nova forma de ensino e aprendizagem, os estudantes matriculados nesta modalidade frequentam as aulas das disciplinas regulares do Ensino Médio no período da manhã. Eles almoçam no colégio e, no turno vespertino, participam das aulas teóricas e práticas nas salas equipadas, exclusivamente, para o curso. Ao final do curso, que tem duração de um ano e meio, o estudante recebe dois certificados: um de conclusão do Ensino Médio regular e outro referente à formação técnica.
O estudante Everson Lima Castro, 17, do 3° ano, conta que está gostando muito da estrutura e funcionamento do curso. “Nunca tive contato com a área de TI e me surpreendi com o curso porque temos a oportunidade aprender muito sobre esse campo e isso é muito bom para o currículo até porque eu pretendo fazer uma faculdade nesta área”, afirma. Para a sua colega Hilda Reis, 18, a metodologia de aulas ao vivo é um diferencial. “O fato de ter um professor mediando aulas de forma virtual é até melhor porque faz com que os alunos prestem mais atenção e não fiquem dispersos na aula, até porque temos o monitor nos dando suporte. Além disso, temos mais tempo para ter um mais contato com o computador para fazermos as atividades práticas”, diz, entusiasmada.
Estratégia - O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto Mello, ressalta a importância desta nova oferta de Educação Profissional na rede estadual de ensino. “Este é um projeto piloto em parceria com o SENAI e FIEB que tem como objetivo testar essa modalidade, verificar as lições aprendidas para depois expandirmos para toda a rede. Isto faz parte da estratégia do Governo do Estado de termos a Educação Profissional em todas nossas escolas do Estado e uma das ferramentas que nós vamos ter neste sentido é a Educação Profissional por Intermediação Tecnológica”, afirmou.
Metodologia - De acordo com uma das monitoras do curso, Maria Nascimento, as aulas transmitidas em tempo real dinamizam a aprendizagem dos estudantes. “Com o novo método mediado por tecnologia, os alunos não têm dificuldade em aprender, pois eles já convivem com a tecnologia no dia a dia. Mesmo com aulas ao vivo, eles têm a mesma experiência de aulas presenciais, tendo o diferencial da tecnologia envolvida no processo de ensino e aprendizagem”, salienta.
A monitora também informa que são quatro horas de aula por dia durante toda a semana, sendo que as duas primeiras são teóricas, com as transmissões ao vivo e as outras duas são voltadas para as práticas. “Nós, monitores, auxiliamos e mediamos as dúvidas que os alunos têm e passamos por chat, em tempo real, para os professores que as respondem imediatamente. Após as transmissões, eles executam tudo o que aprendem na aula teórica e, também, realizam atividades e avaliações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), através do acesso ao portal do aluno, disponível no site do SENAI”, acrescenta Maria Nascimento.
Segundo a diretora do colégio, Lúcia Maria Fagundes, a implantação do curso trouxe um diferencial pedagógico para a unidade escolar. “O curso permite uma nova perspectiva para o estudante que além da conclusão do Ensino Médio, ele sai do colégio com uma formação técnica, preparado para o mundo do trabalho”, destaca a gestora.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira