Estudantes apresentam ao governador Rui Costa o reflexo da robótica no aprendizado escolar

Governador Rui Costa recebe estudantes da Rede Estadual de Ensino
Foto: divulgação
No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, a robótica está contribuindo para o aprendizado dos estudantes. A unidade oferece robótica como atividade extracurricular. Pelo menos uma vez na semana, uma equipe formada por dez estudantes se reúne para estudar e aprimorar seus projetos da área. Para isso, eles pesquisam e se aprofundam em conteúdos de disciplinas como Física, Matemática e Química e, isso, também reflete no bom desempenho deles nas aulas regulares. Nesta quarta-feira (29), dois estudantes que fazem parte do projeto foram recebidos pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, quando falaram sobre o impacto da robótica no processo de ensino e aprendizagem.

Em sala de aula, os estudantes se dividem entre as atividades de programação, montagem e projeto de pesquisa, em encontros semanais, que ocorrem no contra turno das aulas regulares, em uma sala específica para as atividades de robótica. Segundo a professora de Química e técnica dos estudantes do colégio, Marlene Oliveira, a robótica vem transformando a vida dos estudantes envolvidos. “A robótica muda a postura do aluno em sala de aula, pois notamos o crescimento do interesse nos estudos, havendo uma melhora nas notas. Por atuarem enquanto protagonistas de todo o processo, eles também são estimulados a trabalharem a oralidade, a desenvoltura e as relações interpessoais. Além disso, a robótica dá suporte nos conhecimentos mais amplos, que os levarão a uma escolha profissional de uma forma mais eficiente”, explicou a educadora.

Este é o caso do estudante Arley dos Santos, 14, 9º ano, que pretende cursar uma faculdade de Engenharia Mecânica. “Gosto muito de robótica e foi aqui no colégio que eu tive meu primeiro contato com esta área. Participar do grupo é muito estimulante, pois compartilhamos ideais, adquirimos novos conhecimentos e, também, nos divertimos”, afirmou, ao falar sobre o encontro com o governador Rui Costa. “Foi um privilégio ser recebido pelo governador para contar um pouco sobre o nosso projeto, porque foi através dele que aumentou a minha atenção em sala de aula e melhorou o meu aprendizado”.

A robótica também fez com que Kauan Galiza, 14, 9º ano, escolhesse sua futura carreira profissional, pois pretende cursar a faculdade de Engenharia Mecatrônica. “A robótica é uma área muito interessante, pois podemos programar robôs por meio de um conjunto de códigos que permitem que eles executem as tarefas programadas”, disse o estudante., que também comentou o fato de ter sido recebido pelo governador. “Foi uma emoção grande, fiquei nervoso, mas gostei muito de levar para Rui Costa o valor do nosso projeto de robótica, que fez com que eu aprendesse Química e Física”.

O governador Rui Costa falou sobre o projeto. “É excepcional, gostei muito e que este projeto sirva de estímulo para outras escolas. É isto que precisamos fazer, por meio do robô e tecnologia, estimular o aluno a estudar física, matemática e português com novos elementos e novas formas de ensinar”, afirmou o governador, ao acrescentar que o Colégio Mestre Paulo dos Anjos vai passar por obras de ampliação e reforma.

Competições
Através da robótica, a unidade escolar já conquistou quatro títulos regionais no Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL), que todo ano apresenta um assunto científico do cotidiano. Nas edições de 2013 e 2014/2015 do torneio externo, o colégio foi premiado na modalidade ‘Contra todas as adversidades’. Já no torneio interno realizado em 2015, a equipe participante da época levou o 1º lugar na modalidade ‘Pesquisa’. Além disso, a professora Marlene Oliveira conquistou o prêmio ‘Técnico destaque’, na edição de 2018, na qual concorreu entre 86 técnicos da região Nordeste.