Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes apresentam trabalhos na SBPC no Extremo Sul
Os estudantes da rede estadual irão participar da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 1º a 9 de julho, no Extremo Sul da Bahia. A SBPC é um dos principais fóruns voltados para a difusão de avanços científicos e de discussão sobre políticas públicas para a Ciência e Tecnologia no país. Neste ano, o evento apresenta como tema ‘Sustentabilidade, tecnologia e integração social’ e será sediado nas cidades de Teixeira de Freitas e Porto Seguro. O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, participará das atividades.
A abertura da SBPC Educação, em Teixeira de Freitas, será às 8h, do dia 1º e prosseguirá até sábado (2), no Campus X, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). De 3 a 9 de julho, as demais ações da SBPC serão realizadas na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. Para o secretário Pinheiro, a SBPC é um grande estímulo para que os estudantes se envolveram, ainda mais, com a experimentação e a pesquisa científicas.
“É muito importante o estudante poder apresentar o seu trabalho na SBPC. Acabar com aquela história que você só recebia experiências da SBPC vindas de cima para baixo. Agora nós temos a experiência de sair da sala de aula para quem está iniciando. Isso demonstra como a economia criativa, como a oportunidade de abrir a sala de aula para a Ciência e, portanto, para a escola pública recepcionar essas etapas é fundamental para estabelecer novas relações”, afirma Pinheiro, ao acrescentar que eventos como a SBPC “estimulam a vocação dos estudantes. Para nós é uma experiência sem igual, e a demonstração clara de um material humano sem igual”, completa.
>> Confira a programação completa da SBPC
Samuel Marcelo Souza e Stephanie Araújo são alguns dos estudantes das escolas estaduais que irão apresentar trabalhos de iniciação científica na SBPC. Eles cursam a oficina ‘Embaixadores da Ciência, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, em Salvador. “O meu projeto é denominado de ‘Busca de exoplanetas através da análise de trânsito em luminosidade de estrelas’. Estou ansioso para apresentar o trabalho. Espero que o evento possa me proporcionar novos conhecimentos, além de me motivar ainda mais no estudo da Ciência, que tenho paixão e que quero estudar e seguir carreira”, revela.
A estudante Stephanie Araújo vai socializar seu trabalho sobre “Análise da superfície de Marte: identificação e medida das características da região polar sul do planeta’. “Estou muito feliz porque é uma oportunidade única e a sensação de ter seu resumo aceito entre muitos outros é super gratificante”, diz a estudante.
A professora, Aidil Gonçalves Garcez, diz que o interesse dos estudantes por estes projetos surgiu durante a oficina “Embaixadores da Ciência’, uma das oferecias pelo Centro Juvenil. “Eles tiveram a oportunidade de ter o seu primeiro contato com o fazer Ciência, onde atuaram como protagonistas na construção de um projeto de pesquisa e puderam interagir com conhecimentos astronômicos, que não são comumente estudados na escola formal”, explica.
Arte e cultura
Ao todo, estudantes de 61 escolas estaduais, sendo que 17 são escolas indígenas, irão apresentar, em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, suas produções artísticas, culturais e científicas, selecionados no âmbito dos projetos promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL), Festival da Canção Estudantil (Face) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).
Programação
Em Teixeira de Freitas, na SBPC Educação, a programação inclui apresentação de boas-vindas com a participação de 36 professores indígenas da rede, do município de Prado, além de cursos formativos voltados para estes educadores, a exemplo de palestras e mesas redondas. O evento contará, também, com uma Aula Show sobre a história da música baiana, a ser ministrada pelo artista Paulinho Boca de Cantor.
Em Porto Seguro, a programação integra a ExpoT&C, SBPC Jovem, SBPC Cultural, SBPC Artes, SBPC Indígena e Dia da Família na Ciência. Além da participação de professores indígenas e da apresentação de 50 obras de artes visuais e fílmicas estudantis, também serão expostos 11 trabalhos científicos do projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de estimular o estudo da Ciência. Também serão promovidas oficinas de Ciência da Natureza, pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura. Além disso, peças de artesanato confeccionadas pelos professores indígenas e uma oca indígena estarão em exposição.
Notícias Relacionadas
-
Jovens cientistas criam copo biodegradável a partir do amido de mandioca e bagaço de cana
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Encontro Estudantil da rede vai reunir 5 mil estudantes na Arena Fonte Nova para mostra de projetos
-
Fenagro é aberta com exposição de produtos desenvolvidos por estudantes da rede estadual
-
SEC realiza o projeto “Conheça sua nova escola” para acolher futuros estudantes do Ensino Médio
-
Moradores de Água Fria comemoram reforma de escola e novos investimentos em infraestrutura