Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes da rede estadual de Mussurunga realizam feira com projetos de cursos de educação profissional
Os moradores do bairro de Mussurunga, em Salvador, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Educação Profissional na I Feira Técnico-Cultural 2013 - Os Jovens e o Mundo do Trabalho: o que é que a Bahia tem?, realizada pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira. O evento segue até a próxima quinta-feira (24/10), das 8 às 21h, na própria unidade de ensino.
A feira reúne projetos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva e Manutenção e Suporte em Informática. Os estudantes vão apresentar resultados de ações pedagógicas elaboradas em sala de aula, conforme propõe a Educação Profissional da Bahia, que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. A Feira também vai mostrar a educação integral desenvolvida na Educação Profissional, que visa à construção de conhecimentos científicos e técnicos, e de tecnologias sociais na formação dos estudantes.
O chuveiro para banho quente e frio, por exemplo, foi feito por estudantes do curso técnico de nível médio em Eletromecânica. Usando uma placa de alumínio, canos de PVC e garrafas pet, eles montaram duas saídas de água. Uma canalização leva a água para uma caixa de isopor revestida com fibra de vidro fazendo o líquido ficar quente. Já a outra, lança a água em um pote revestido de argila provocando o resfriamento. “É uma tecnologia ecológica, sustentável e influi muito na nossa formação porque este experimento envolve, dentre outros elementos, hidráulica, física, contribuindo para que a gente pense na aplicação das técnicas para o futuro”, afirmou a estudante Grace Ferreira, 18 anos.
Na pesquisa Visão Infravermelha de Serpentes: como estes ditos vilões podem nos ajudar foi feita uma simulação sobre a visão noturna das cobras. Utilizando técnicas de revelação fotográficas em laboratórios, eles tentam explicar como a serpente pode enxergar no escuro. “Essa simulação é feita usando uma lata que é forrada com papel fotográfico. Na lata, captamos luz, e, em uma câmara escura, revelamos a imagem”, explica Patrick Rocha de Oliveira, estudante do curso Técnico em Informática.
A professora Rejâne Maria da Silva acrescenta que, na câmara escura, utilizando óculos de visão infravermelho, as pessoas podem visualizar a revelação do papel fotográfico e perceber como as serpentes enxergam no escuro. “Assim, é possível vermos o fenômeno: como objetos quentes e seres endotérmicos emitem o comprimento de onda nos raios infravermelhos pela expansão do calor de seus corpos. A visualização é possível mesmo na ausência completa de luz. Esta técnica já é utilizada em operações policiais para facilitar a identificação de pessoas durante a noite”, afirma.
Genética – A pesquisa DNA tem cor, realizada pelas estudantes Mirelle de Jesus Teles, do curso Técnico em Eletromecânica, e Michele Nunes, do curso técnico em Informática, orientadas pela professora Sílvia Letícia Bispo dos Santos, demonstra a importância do DNA e das técnicas da genética molecular para solucionar questões do cotidiano.
A pesquisa foi baseada em uma situação hipotética de um crime. A partir daí, foi possível estudar a “cena”, verificar personagens envolvidos e os elementos, como fios de cabelo e pedaços de cigarro, que seriam determinantes para identificar os culpados por meio do exame do DNA. No laboratório, foi reproduzida uma Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), acontecendo a duplicação do DNA, o que possibilitou a descoberta da identidade do criminoso.
“O experimento também permite, por meio da observação, perceber a relação entre a biologia e a física, já que a visualização do fragmento do DNA favorece a percepção das cores: verde, amarelo, vermelho e azul, que significam as bases nitrogenadas que compõem o DNA”, explicou a professora Sílvia Letícia Bispo dos Santos, acrescentando que a pesquisa objetiva despertar nos estudantes o gosto pela ciência, bem como o entendimento de que a genética está sendo aplicada ao cotidiano.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores