Estudantes da rede estadual participam de festas e feiras literárias em Cachoeira, Salvador e Pintadas

Palavras-chave:
Foto: Ilustrativa
As cidades de Cachoeira, Salvador e Pintadas realizam, nos próximos dias, festas e feiras literárias, que visam o fomento à leitura, a escrita criativa e o pensamento crítico. Apoiados pelas Secretaria da Educação do Estado (SEC), os eventos literários
servem de vitrine para que os estudantes da rede estadual possam mostrar o
seus talentos e suas habilidades, através das apresentações de suas produções literárias, artísticas e culturais. 
 
No município de Cachoeira, nesta quinta-feira (26), será iniciada a 11ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que tem como tema “Poéticas afroindígenas do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”. O evento segue até domingo (29) com uma programação extensa. Além das atividades promovidas na Casa do Governo, instalada na sede da Fundação Hansen Bahia, haverá ações da SEC no Espaço 200, que vai funcionar no prédio da Biblioteca Municipal.
 
A programação da SEC na Flica contará com diferentes manifestações culturais e artísticas, como recitais de poesia e apresentações de música, dança e teatro. Os trabalhos são resultado das ações realizadas nos colégios do Núcleo Territorial de Educação de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), que inclui Cachoeira e outros municípios do Recôncavo. 
A novidade da SEC para a festa literária é a criação do Espaço 200, batizado em alusão ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. No mezanino artístico do local haverá exposições dos trabalhos dos estudantes realizados nos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA). O espaço também vai contemplar uma sala para lançamento de livros. A programação inclui, ainda, as exposições “Pretitude em foco” e “Janela poética”, além do Sarau Literomusical e da TV Conexões, entre outras atividades.
 
No sábado (28), a SEC viabilizará a viagem de estudantes do Colégio Estadual Doutor Milton Santos, localizado em uma área quilombola do município de Jequié (NTE 22), para participar das atividades da Flica. Eles integram um clube de leitura voltado para o conhecimento de autores negros. Os estudantes que vão participar da festa literária a convite da SEC contarão, também, com um espaço de acolhimento, cedido pela Fundação Hansen, com refeitório para interatividade, alimentação e hidratação, em um local.
 
Outros eventos literários – Em Salvador, nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 8h, também será realizada a 6ª Festa Literária do Colégio Estadual Rotary (Flicor), com o tema “(R)Es/xistências femininas”. A programação inclui atividades como oficinas de produção audiovisual, capoeira e pintura, entre outras; rodas de conversa; mesas-redondas; palestras; café literário musicado; sarau-galeria; e espetáculo teatral; além de apresentações musicais. Um dos destaques é o lançamento do livro “(R)Es/xistências femininas”, que traz poesias escritas pelos estudantes, inspiradas na força da mulher nordestina, e homenageia a primeira romancista negra brasileira, Maria Firmina dos Reis. 
 
Já em Pintadas acontecerá, nos dias 27 e 28 de outubro, na praça central da cidade, a Feira Literária de Pintadas (Flipi). O evento contará com um estande com exposição de projetos artísticos produzidos pelos estudantes do Território Bacia do Jacuípe, como o Artes Visuais Estudantis (AVE) e Tempos de Arte Literária (TAL); mesas temáticas com escritores da rede estadual; oficinas de criação de roteiro de histórias em quadrinho e curta metragem e de pintura em azulejo, além de apresentações de fanfarras e da Orquestra Jovem do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe III – Edna Daltro.

Notícias Relacionadas