Estudantes da rede estadual participam do Aulão ENEM 100% no Teatro do ICEIA

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Estudantes de 43 escolas da rede estadual lotaram, nesta sexta-feira (8), o Teatro do Centro Estadual de Educação Profissional Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador, para participar do Aulão ENEM 100%. A atividade, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado voltada para a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio, marcou o encerramento do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, que aconteceu durante toda a semana, no local. 
 
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou do Aulão ENEM 100% e falou com os estudantes sobre as mudanças no eixo pedagógico da rede estadual. "Fico muito feliz de saber que a Bahia é o primeiro Estado que assina uma política de introduzir na Educação  o socioemocional, abrindo o diálogo com o estudante em todos os seus anseios. A nossa expectativa é que não estamos apenas entregando um prédio reformado, mas estamos mudando paradigmas na Educação, inovando, passando a enxergar  um novo eixo pedagógico, com formação continuada para mais de 24 mil professores, com mais interação, mais ciências, mais cultura e muita paz para descobrimos a nossa caminhada”. 
 
Fotos: Claudionor Jr
O secretário falou, também sobre a realização dos aulões. “Até o final do ano vamos ter outros aulões, que vão orientar os nossos alunos para as provas do ENEM. Além de presencial, os aulões que faremos no ICEIA, daqui para a frente, terão transmissão ao vivo e, portanto, teremos a participação on-line de estudantes de todo o Estado. Um dado importante é que a Bahia foi o Estado do Norte e Nordeste que teve o maior número de estudantes inscritos no ENEM, ou seja, batemos o recorde. Mais relevante do que o número, é a nossa preocupação com a qualidade do aprendizado”.   
 
A estudante Maiara Kely, 18, 3º anos do Colégio Estadual Duque, no bairro da Liberdade, destacou o seu interesse pelos Aulões 100%, que hoje foi voltado para os conteúdos de Redação e Física. “Vou fazer Medicina, que é um curso concorrido, e tudo que venha a acrescentar conhecimento é bem-vindo. E aqui é uma oportunidade de aprendermos e trocarmos experiências. Acho muito válido”. Raquel Almeida, 17, 3º ano do Colégio Estadual Ana Cristina Prazeres Mata Pires, em Alto de Coutos, também aposta na iniciativa. “Estou gostando da diversidade de conhecimentos que estou ganhando aqui. É uma maneira interessante de abrirmos ainda mais a cabeça”, disse, manifestando interesse em participar dos aulões que vão acontecer em julho (Ciências da Natureza e Matemática) e outubro (Humanas). 
 
Socioemocional – A atividade contemplou uma meditação com o coordenador internacional da ONG Arte de Viver, com Bill Herman, que falou aos estudantes sobre as competências socioemocionais no ENEM. “Estou muito animado. A Bahia é o primeiro Estado do mundo em que o governo estadual decide fazer uma parceria com o objetivo de fortalecer as competências socioemocionais no currículo escolar, o que significa fazer com que os nossos alunos estejam mais em contato com eles próprios, tornando-se pessoas menos estressadas, com mais consciência para atingir os seus objetivos na vida. A Bahia vai ser um farol para todo o mundo, porque mostrará os resultados em todos os níveis da Educação, afetando positivamente jovens e seus pais”, afirmou.
 
O professor especializado em Redação, Jorge Portugal, valorizou os aulões como um espaço lúdico e carregado de informações. “Emocional. Esta é a grande palavra. Quando você está vivendo uma grande emoção e liga algum fato da sua vida a esse estado, você nunca mais vai esquecer. Então, é o que acontece aqui: eles estão aqui juntos participando e o que você falar aqui em termos de conteúdo pedagógico, eles não vão esquecer jamais porque misturamos informação e música, por exemplo, e isto gruda na pele. No caso da redação, está tudo dentro de cada um, só precisa atualizar essa memória e organizar as ideias”.
 
A atividade também contou com as participações dos professores Buiú e Renato Dórea, que falaram sobre atualidades do ENEM e incluiu apresentação do Cordel Estudantil “aos trancos e barrancos ao meu Nordeste voltei’, com o estudante Jabson Costa e apresentações musicais da fanfarra do Colégio Estadual Navarro de Brito e do guitarrista Sávio Assis, estudante do ICEIA. 

Notícias Relacionadas