Estudantes das universidades estaduais devem atualizar dados no CadÚnico

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

O Governo do Estado prorrogou o prazo para que os estudantes das Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) atualizem os dados que irão subsidiar a implantação da Política Estadual de Permanência Estudantil. O objetivo é assegurar a permanência na universidade e a conclusão do curso, dando o apoio necessário para transporte, alimentação e moradia dos alunos. A Secretaria da Educação enviou cartas para nove mil estudantes, cujos pais estão inscritos no Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

“Esta é a primeira etapa do processo de planejamento de elaboração da política: a confirmação dos dados pelos estudantes”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ressaltando que essa política é um compromisso do Governo com os estudantes das universidades estaduais da Bahia.

“Nosso compromisso é promover moradia, transporte e alimentação aos alunos com famílias que recebam até três salários mínimos”, afirma o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, explicando que já apresentou a proposta para os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) das universidades estaduais. O secretário anunciou também que vai ampliar o debate com as representações estudantis das quatro universidades (DCE e Diretórios Acadêmicos) para aprimoramento da proposta antes de enviar o projeto de Lei para aprovação da Assembleia Legislativa.

Estudante-alvo
Vale registrar que o critério de identificação do estudante-alvo para ser beneficiado pela Política de Permanência Estudantil é o CadÚnico. Logo, aqueles que não receberem a carta e apresentam dificuldades para se manter, podem dirigir-se à prefeitura de sua cidade e solicitar o cadastro no CadÚnico. Os dados apresentados passarão por um processo de validação e comprovação futuras.

CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Sua base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal, para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.