Estudantes de Feira de Santana apresentam experiências sobre o clube de leitura ao governador Rui Costa

Palavras-chave:
Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA
Os estudantes Ian Uedson de Jesus, 17 anos, e Ana Beatriz Mota, 14, do Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Góes, em Feira de Santana, foram recepcionados, nesta quarta-feira (24), pelo governador Rui Costa, e pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, na Governadoria do Estado. Participantes do Clube de Leitura Sociedade Literária Desigual, os alunos falaram sobre o projeto, criado em 2016, cujo objetivo é promover o conhecimento sobre as culturas regional, nacional e internacional e, por consequência, criar consciência e reflexão sobre temas de interesse social. A iniciativa ainda tem a parceria do Núcleo de Leitura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
 
Para Ian Uedson, aluno do 3º ano do Ensino Médio, o Clube de Leitura é bastante inclusivo e democrático, além de promover a ponte entre outras expressões artísticas. “O projeto é bem dinâmico e proporciona que discutamos quando gostamos ou não da obra, opinando com total liberdade sobre o nosso ponto de vista. Fazemos relações entre livros do mesmo autor e, também, com filmes, séries e manifestações artísticas. O clube nos ajuda na formação escolar e no conhecimento de obras clássicas, como Vidas Secas e Morro dos Ventos Uivantes, me ajudando a ser mais incluso e sociável, e despertando em mim a vontade de pesquisar e procurar outros autores e escolas literárias”, declarou.  
 
A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Ana Beatriz, contou que foi uma honra poder falar do projeto com o governador Rui Costa. “Estava bem ansiosa para este encontro, porque não é toda hora que somos convidados para conversar com o governador. Ainda tivemos a chance de mostrar este projeto maravilhoso que me ajuda muito em relação ao aprendizado de nossa cultura, além de melhorar também a minha timidez de falar em público. Trabalhar obras nacionais e internacionais também ajuda bastante para a conscientização sobre diversos temas, como, por exemplo, o feminismo, além de contribuir para a nossa preparação para as provas de acesso à universidade” destacou.
 
O governador Rui Costa elogiou a iniciativa. "A nossa passagem aqui na terra fica mais gratificante quando nossas atitudes transformam as vidas das pessoas e vocês estão ajudando a transformar a vida desses jovens", afirma o governador Rui Costa ao parabenizar os gestores escolares criação do Clube de Leitura. 
 
A coordenadora do projeto e diretora da escola, Flávia Almeida, ressaltou que essa ação vem atraindo o interesse de muitos estudantes e o objetivo é abrir a participação para a comunidade local. “Atualmente, temos 25 estudantes participando regularmente dos encontros que acontecem a cada 15 dias. No início, deixamos que os alunos escolhessem as obras, depois colocamos os clássicos brasileiros e alguns internacionais. Neste ano, vamos trabalhar com livros de escritores baianos e negros para mostrar a diversidade da nossa literatura. Conseguimos criar um ótimo acervo que vai ajudar muito a disseminar a cultura literária entre os estudantes, melhorando o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.                                                       
 

Notícias Relacionadas