Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes destacam importância da sustentabilidade na II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
“O que é sustentabilidade? É tirarmos os recursos da natureza, sem agredir o meio ambiente. Se tivermos ideias boas, podemos salvar o nosso mundo. Tenho só dez anos, mas me sinto capacitado para ajudar a construir uma sociedade sustentável para todos”. O discurso do garoto Antônio Alberto Croesy Neto, 10 anos, presidente da Câmara Mirim de Lauro de Freitas, na abertura da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, deu a tônica da representatividade juvenil do evento, nesta quarta-feira (13/11), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Com o tema Vamos cuidar da Bahia com escolas sustentáveis, a Conferência Estadual é promovida em parceria pelas Secretarias Estaduais da Educação e do Meio Ambiente.
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou que a presença de Antônio Alberto na mesa de abertura da conferência reflete a importância da participação das crianças e jovens na discussão sobre o meio ambiente e a preocupação da Secretaria da Educação em trabalhar junto às escolas da rede a questão da sustentabilidade e a inclusão social.
“A primeira questão a refletir quando tratamos da temática ambiental é que a escola é um patrimônio da sociedade que paga os impostos, dos estudantes que devem ser os protagonistas no cuidado com a instituição pública, e dos professores, os grandes responsáveis pela construção desse processo de aprendizagem. Ao Estado, cabe possibilitar à juventude o direito sagrado de aprender”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.
Protagonismo juvenil – Para a construção de uma sociedade sustentável, completou o secretário Osvaldo Barreto, tem que ser assegurado aos estudantes o desenvolvimento de sua aprendizagem com uma visão crítica. “É com esse espírito que o Governo do Estado e a Secretaria da Educação do Estado buscam a construção de espaços onde a juventude possa ser protagonista de seu próprio futuro”.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, por sua vez, ressaltou as parcerias que vêm sendo feitas entre a sua pasta e a Secretaria da Educação do Estado, dentro do desafio da transversalidade e buscando ações universalizadas. “Esses momentos de conferências são transformadores da sociedade brasileira porque não consideram apenas a temática do meio ambiente e, sim, do desenvolvimento do nosso país, considerando a geração de riqueza associada à sua distribuição de renda e a necessidade da inclusão social para a construção de um mundo mais justo e igualitário, baseado na lógica da sustentabilidade a ser construída a partir do lugar em que estamos”.
Representando o Ministério da Educação, Magna Pinto afirmou que o momento da conferência é de comemoração. “A questão ainda é um desafio enorme porque temos um processo de tradição histórica a enfrentar. Esse evento irá nos instrumentalizar para voltarmos às nossas escolas como vencedores, pois estamos preocupados com o meio ambiente e a inclusão social. Ou seja, estamos, aqui, ganhando mais consciência para cuidar da natureza e da humanidade”.
Já a representante do Ministério do Meio Ambiente, Renata Maranhão, destacou que a Bahia contribui, na conferência estadual, com 1.777 escolas, o que representa 10% da participação nacional. “O evento significa a perspectiva de trazer para a escola a transformação do mundo. Queremos uma educação ambiental crítica que traga os estudantes para o debate”.
Bastidores do evento – O público que lotou o auditório do IAT – composto, em sua maioria, pelos estudantes que foram eleitos delegados para representar os colégios da rede estadual, além de professores, técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e representantes da Comissão Organizadora Estadual (COE) da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente –, assistiu atentamente a um vídeo sobre os bastidores da construção do evento.
Enquanto as imagens foram sendo exibidas, o coordenador da Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fábio Barbosa, relatou que o processo de construção da conferência estadual envolveu escolas de 319 municípios baianos. “A Bahia é o segundo estado do país em número de conferências realizadas. Isso demonstra o quanto avançamos em políticas ambientais, com destaque para o lançamento do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEase), que baliza a educação ambiental no nosso Estado para o pleno exercício da cidadania”, destacou.
O coordenador de Políticas de Juventude, Vladimir Costa Pinheiro, ressaltou o reconhecimento da Secretaria da Educação do Estado no potencial do público jovem. “O desenvolvimento da política estadual de educação tem se dado com a participação da juventude para construir um mundo mais justo e sustentável. Estão todos de parabéns”.
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores - Resultado da Análise Curricular
-
Juazeiro é contemplada com mais duas unidades de ensino da rede estadual
-
Escolas estaduais participam de avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica
-
Estudantes desenvolvem sabonete cicatrizante para animais a partir de babosa, mel e açafrão
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes de três colégios estaduais conquistam primeiras colocações em feira científica no Panamá
-
Estudantes da rede estadual participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá