Evento promove o maior encontro de estudantes de Relações Internacionais da América Latina

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado participou, nesta sexta-feira (16), da abertura do XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (ENERI BA 2020-2021). O evento acadêmico, que prossegue até o dia 25 em formato on-line, contou com a presença, na mesa institucional, dos secretários estaduais da Educação (SEC), Jerônimo Rodrigues, e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Adélia Pinheiro, além de reitores, pró-reitores e coordenadores de cursos. Promovido pela Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENERI), o ENERI é considerado o maior encontro de estudantes de Relações Internacionais da América Latina e, ao longo dos dez dias de programação desta edição, palestrantes nacionais e internacionais abordarão assuntos voltados ao tema “Relações internacionais contemporâneas: novos desafios e novas alternativas”. 
 
A 25ª edição do ENERI foi construída por estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/Campus dos Malês) e da Universidade Salvador (UNIFACS/Campus Tancredo Neves), ambas no Estado da Bahia. A proposta é fazer uma retrospectiva dos 100 anos de História das Relações Internacionais e trazer análises na perspectiva dos tradicionais assuntos da área e com espaço às novas correntes, propostas e perspectivas que englobam a realidade atual. 
 
O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da realização da 25ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais. “Nós, da Bahia, só temos que agradecer e, mesmo que virtualmente, acolher os participantes e abraçar a coordenação e os realizadores deste evento. A Bahia acolhe este ENERI com muita alegria e satisfação e podemos dizer que esta é uma edição histórica, pela oportunidade de realizar um evento de tal magnitude de forma virtual, envolvendo cultura, língua, projetos de diversos estudantes, de professores e universidades, que se juntam para debater e construir conhecimentos, tendo como base o desenvolvimento dos países.”
 
O presidente da FENERI, Aurélio Alves Rezende, falou sobre a edição comemorativa aos 25 anos do encontro. “Aguardávamos uma edição histórica, realizada presencialmente em Salvador, para celebrar os 25 anos deste consagrado evento. Infelizmente, por causa da pandemia, a edição que seria realizada em 2020, na Bahia, foi adiada para este ano, e a FENERI se solidariza pelas milhares de vidas que se perderam por causa da pandemia. Convidamos a todos a participarem da programação ao longo do evento, em especial a da sexta-feira (23), quando teremos uma reunião com todos os representantes de centros acadêmicos dos cursos de Relação Internacional”.
 
Também participaram da abertura do evento o reitor da UNILAB, Roque do Nascimento Albuquerque; a coordenadora do Bacharelado de Relações Internacionais, Rafaela da Silva, representando a Reitoria da UNIFACS; a coordenadora-geral do ENERI, Ana Flávia da Silveira; o coordenador-geral adjunto do ENERI, Yuri Silva; a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da UNILAB, Denísia Monteiro; e a diretora do Campus dos Malês da UNILAB, Mirian Carneiro Reis

Notícias Relacionadas