Experiência do EMITec de levar Educação para áreas longínquas vai ser apresentada na Assembleia Legislativa de Rondônia

A proposta de inclusão educacional e os resultados obtidos com o projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, vão ser destaques em audiência pública que vai ser realizada na próxima terça-feira (02/07), na Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho. Na ocasião, a coordenadora da iniciativa, Letícia Machado, falará sobre o projeto pedagógico, a sua implantação e os resultados já alcançados com o EMITec, que, através de aulas transmitidas via satélite, em tempo real, leva a oferta educacional para áreas longínquas do Estado.

No final de 2012, o projeto também foi destaque fora da Bahia, quando conquistou o 3º lugar na Categoria Inovação do Prêmio de Excelência ABED Pearson em EaD, oferecido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e pela Pearson Education Brasil, empresa de soluções educacionais.

Felipe conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Física

“Trata-se de um novo reconhecimento ao trabalho que é desenvolvido para estas áreas remotas da Bahia. Mostra o sucesso do EMITec, que trabalha diretamente com a oferta educacional para lugares mais carentes, ajudando a levar o ensino para todos. Acredito que o programa se destaca, justamente, pelo caráter inovador”, disse Letícia Machado, coordenadora do EMITec.

Olimpíada – Os estudantes do projeto também conseguem destaque nacional. Felipe Ferreira, 15 anos, aluno do 2º ano do EMITec, no povoado quilombola de Barreiros, no município de Itaguaçu da Bahia, conquistou a medalha de prata na esfera nacional da Olimpíada Brasileira de Física. “Acho o EMITec muito bom porque eu posso estudar perto de casa. São 10 minutos, antes eram 40 minutos até a escola. E as aulas são muito boas. Os professores também”. Sobre a afinidade com física, o adolescente fala com simplicidade: “é só estudar. Eu sempre gostei das matérias exatas, mas é só estudar que todo mundo aprende”.

O EMITec atende, atualmente, a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios. O projeto se constitui como alternativa pedagógica para articular para os alunos o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as transmissões de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.

Notícias Relacionadas