Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Experiências de integração entre a Educação Básica e o Ensino Superior são apresentadas no Virtual Educa
Experiências de integração entre a Educação Básica e o Ensino Superior são apresentadas no Virtual Educa
Publicado em qua, 06/06/2018 - 14:26 por Desconhecido
Palavras-chave:
Foto: Claudia LEssa
As experiências desenvolvidas na rede estadual de ensino, por meio dos Complexos Integrados de Educação Básica, foram apresentadas nesta quarta-feira (6), no XI Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização, um dos seis fóruns que estão sendo realizados no XIX Encontro Internacional Virtual Educa, que acontece até sexta-feira (9), no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. O Encontro reúne estudantes, professores e pesquisadores de diferentes países, em diferentes atividades que contextualizam a Educação no século XXI.
Os Complexos Integrados de Educação são unidades que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores da Educação Básica e Superior. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia mantém os Complexos Integrados de Educação de Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e de Ipiaú, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
Durante o Fórum, o professore Daniel Puig, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), falou sobre a integração entre os Ensinos Superior e Básico por meio dos Complexos Integrados de Educação. “A Secretaria da Educação do Estado, nesta parceria, continua com a parte administrativa das escolas e a universidade cuida da parte das práticas pedagógicas. Isto é feito a partir de um processo horizontal de diálogo iniciado pela escuta sensível. Com este trabalho, as unidades do Ensino Básico se transformaram, passando a ter mais planejamento participativo, com a participação dos estudantes no cotidiano e metodologias diferenciadas. Essas escolas são exemplo positivo de interação com a universidade, que ainda é algo muito novo no Brasil”.
A professora Tatiana Dumet, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentou o projeto “Programa Bairro - universidade: integração entre os Ensinos Básico e Superior”. A professora destacou o projeto de estudantes da Politécnica da UFBA, que visa trazer a comunidade para perto da Engenharia e a Engenharia para perto da comunidade. “Temos feito diversas ações com estudantes das escolas da Ensino Básico da Federação e essa aproximação tem dois objetivos: motivar mais os nossos alunos a ver a realidade e buscar, por meio da Engenharia, soluções para problemas, bem como despertar talentos na Engenharia nas escolas de Ensino Básico. O Virtual Educa está sendo uma oportunidade fundamental para mostrarmos o nosso trabalho e conhecermos as ações que temos no Estado voltadas para a Educação. E esta troca é uma forma de unirmos esforços de uma forma integrada”.
A diretora do Colégio Estadual de Serrolândia, Eliana Maria Sampaio, presente às discussões, comentou sobre o evento: “A experiência de participar do Virtual Educa, em especial dos fóruns, está sendo muito importante para o meu crescimento profissional e pessoal. Aqui, a troca de conhecimentos está intensa e uma das coisas que me chamou a atenção é o aprendizado constante de que não devemos ter medo para o novo”.
Sobre o Vitural Educa - O Virtual Educa 2018 é um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolve o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade