Experiências de integração entre a Educação Básica e o Ensino Superior são apresentadas no Virtual Educa

Foto: Claudia LEssa

As experiências desenvolvidas na rede estadual de ensino, por meio dos Complexos Integrados de Educação Básica, foram apresentadas nesta quarta-feira (6), no XI Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização, um dos seis fóruns que estão sendo realizados no XIX Encontro Internacional Virtual Educa, que acontece até sexta-feira (9), no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. O Encontro reúne estudantes, professores e pesquisadores de diferentes países, em diferentes atividades que contextualizam a Educação no século XXI.

Os Complexos Integrados de Educação são unidades que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores da Educação Básica e Superior. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia mantém os Complexos Integrados de Educação de Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e de Ipiaú, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Durante o Fórum, o professore Daniel Puig, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), falou sobre a integração entre os Ensinos Superior e Básico por meio dos Complexos Integrados de Educação. “A Secretaria da Educação do Estado, nesta parceria, continua com a parte administrativa das escolas e a universidade cuida da parte das práticas pedagógicas. Isto é feito a partir de um processo horizontal de diálogo iniciado pela escuta sensível.  Com este trabalho, as unidades do Ensino Básico se transformaram, passando a ter mais planejamento participativo, com a participação dos estudantes no cotidiano e metodologias diferenciadas. Essas escolas são exemplo positivo de interação com a universidade, que ainda é algo muito novo no Brasil”.

A professora  Tatiana Dumet, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentou o projeto “Programa Bairro - universidade: integração entre os Ensinos Básico e Superior”. A professora destacou o projeto de estudantes da Politécnica da UFBA, que visa trazer a comunidade para perto da Engenharia e a Engenharia para perto da comunidade. “Temos feito diversas ações com estudantes das escolas da Ensino Básico da Federação e essa aproximação tem dois objetivos: motivar mais os nossos alunos a ver a realidade e buscar, por meio da Engenharia, soluções para problemas, bem como despertar talentos na Engenharia nas escolas de Ensino Básico. O Virtual Educa está sendo uma oportunidade fundamental para mostrarmos o nosso trabalho e conhecermos as ações que temos no Estado voltadas para a Educação. E esta troca é uma forma de unirmos esforços de uma forma integrada”.

A diretora do Colégio Estadual de Serrolândia, Eliana Maria Sampaio, presente às discussões, comentou sobre o evento:  “A experiência de participar do Virtual Educa, em especial dos fóruns, está sendo muito importante para o meu crescimento profissional e pessoal. Aqui, a troca de conhecimentos está intensa e uma das coisas que me chamou a atenção é o aprendizado constante de que não devemos ter medo  para o novo”.

Sobre o Vitural Educa - O Virtual Educa 2018 é um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolve o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais.