Exposição fotográfica Imagens de uma Bahia Militarizada ganha caráter itinerante

A exposição fotográfica Imagens de uma Bahia Militarizada, que estava em exibição na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo, se despediu do edifício-sede do órgão nesta terça-feira (20/05), com a visita do Secretário da Educação, Osvaldo Barreto. A exposição, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura, por meio da Fundação Pedro Calmon, faz parte do projeto Ditadura Militar Direito à Memória – 50 Anos do Golpe Militar. A partir de agora, a mostra assume um caráter itinerante e percorre escolas e outros espaços.

“Precisamos fazer com que esse conteúdo possa chegar aos nossos jovens, para que as novas gerações tenham consciência do impacto da ditadura na vida dos brasileiros”, declarou o secretário Osvaldo Barreto, sobre a importância de fazer a exposição circular para chegar mais perto dos estudantes. “É uma alegria saber que a comunidade escolar e a população entenderam o significado desse projeto e vêm solicitando a montagem da exposição”, acrescentou o secretário.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Imagens de uma Bahia Militarizada – As imagens expostas revelam notícias, cartas, textos, fotografias e propõem ao visitante um passeio pela história recente do Brasil, com destaque para os acontecimentos que marcaram a Bahia. São informações sobre o golpe, com os recortes dos jornais que noticiaram o fato na época, além dos protestos de rua, a atuação do movimento estudantil e as mobilizações sindicais.

Também estão entre as temáticas abordadas a censura às artes, o aumento da repressão, o cotidiano do cárcere e a violência contra os que se opuseram ao regime, comprovados nos textos censurados, nas cartas e fotografias dos presos e perseguidos políticos, como Carlos Lamarca, Iara Iavelberg, entre outros momentos da vida política do país.

Diretora da Escola Estadual João Carneiro, em Conceição do Coité, a professora Flávia Amâncio Carneiro aproveitou uma visita à Secretaria para apreciar a exposição. “Achei muito interessante, principalmente, por estar no espaço como a Secretaria da Educação. Mostrando a informação desse jeito, as pessoas conseguem entender melhor o que aconteceu na história do Brasil e como essa luta foi importante para a democracia no País”, avaliou a gestora, interessada em levar a exposição para o seu município.

As unidades escolares da capital interessadas em receber a exposição devem entrar em contato com o Cerimonial da Secretaria da Educação, pelo e-mail cerimonial @educacao.ba.gov.br, e fazer a solicitação.