Feira de Santana sedia segunda reunião do Pacto pela Educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou para mais 51 municípios, o programa Pacto pela Educação, conjunto de compromissos entre Estado e municípios para melhoria da qualidade do ensino e escola pública. No encontro com os dirigentes municipais de Educação, em Feira de Santana, na sexta-feira (11), Osvaldo Barreto expôs a realidade educacional, com indicadores e gráficos. “Alguns indicadores cresceram, mas de forma muito tímida. Com o Pacto pela Educação nós poderemos avançar mais e as escolas poderão ter índices ainda melhores”, afirmou o secretário.

O Pacto pela Educação prevê uma série de compromissos e união de esforços entre Estado e municípios para melhorar a qualidade da educação na Bahia. Para isso, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação irá disponibilizar material didático para estudantes e formação continuada para professores. “A nossa principal meta é ter nossos estudantes bem alfabetizados até os oito anos de idade”, ressaltou Barreto.

Secretária de Educação do município de Serrinha, Gelcivânia Silva avaliou positivamente a proposta do Pacto pela Educação. “É uma decisão estruturante, que vai em busca daquilo que é de direito dos estudantes, que é o direito de aprender. Além disso, o pacto reforça, em uma das suas proposições, a ideia do Sistema Nacional Articulado de Educação, com isso, teremos uma sinergia que nos dará um único Norte, capaz de melhorar de fato a educação pública na Bahia”.

Pacto pela Educação – O programa, apresentado pelo secretário Osvaldo Barreto, propõe a união entre as esferas estadual e municipal, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação em todo o Estado. Para alcançar esta meta, governo e municípios deverão cumprir as responsabilidades propostas no pacto. O governo irá articular apoio do Governo Federal, fomentar a formação de professores, produzir e adquirir materiais de apoio pedagógico para serem usados nas salas de aula, além de monitorar o andamento do pacto nos municípios.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Nildon Pitombo, o material didático que será distribuído aos municípios que aderirem ao Pacto, possui uma ótima avaliação pedagógica e resultados positivos onde foi aplicado. “O material produzido foi testado e aprovado. Acredito que esse é o diferencial. Vamos distribuir um conteúdo que melhorou os índices educacionais no Ceará, seu método é pleiteado pelo Estado do Paraná e já recebeu menções positivas do Banco Mundial”, completou.