Foliões degustam chocolates produzidos nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica e na Fábrica-Escola

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os foliões que estão brincando o Carnaval no Camarote Planeta Band, no bairro de Ondina, em Salvador, estão tendo uma grata surpresa. Um espaço, denominado de ‘Energizódromo’, foi montado para a apresentação de produtos elaborados e desenvolvidos em Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, tendo como base o cacau e o café. O carro chefe são fondue de chocolates com diferentes teores de cacau e frutas produzidas na Bahia, que chamam a atenção de quem degusta pelo sabor e pelos componentes nutricionais capazes de conferir uma energia a mais no meio da festança.
 
O ‘Energizódromo’ será lançado nesta sexta-feira (9), e funcionará todos os dias da folia, com a distribuição diária de produtos, que totalizam o consumo de 20 kg de chocolate por dia, elaborados com cacau oriundo do Sul da Bahia, região que, recentemente, teve seu pedido de registro de indicação geográfica aprovado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo da iniciativa é mostrar como o Governo do Estado está investindo na Educação Profissional e Tecnológica, por meio dos cursos técnicos de nível médio ofertados nos Centros de Educação Profissional, nas unidades compartilhadas e apresentar o projeto das Fábricas Escolas.
 
A primeira Fábrica-Escola inaugurada pelo Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado, foi a Fábrica-Escola do Chocolate, no mês de outubro de 2017, no Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP), no município de Gandu. As Fábricas-Escolas são equipamentos que servem como laboratório para que os estudantes, que fazem os cursos técnicos de nível médio, tenham aulas práticas e possam desenvolver projetos e pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional.
 
O subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, falou sobre a importância da iniciativa. “Estamos tendo aqui uma grande oportunidade para evidenciar esta política pública da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual e que está alinhada com outras políticas públicas implementadas pelo Estado voltadas para a juventude e, também, para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dos Territórios de Identidade da Bahia”, afirmou.
 
Para o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, o ‘Energizódromo’ proporcionará mais conhecimento para os estudantes, fortalecendo a Educação Empreendedora na rede estadual de ensino. “O Carnaval é a maior festa do Brasil e é um espaço privilegiado para que possamos promover a interação e contribuir com a formação dos nossos estudantes, a partir do contato com o público. Iremos promover a degustação dos chocolates, que são energéticos naturais, aproveitando para fazer testes de sabores, diagnosticar o paladar dos baianos, brasileiros e estrangeiros, para que possamos, inclusive, melhorar os produtos produzidos nos Centros e na Fábrica-Escola do Chocolate”, afirmou, ao destacar que a ação conta com a parceria das Secretaria Estaduais da Agricultura e do Turismo.
 
Fotos: Emerson Santos
 
 

 

Notícias Relacionadas