Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Formação destaca importância da experiência dos alfabetizandos
Formação destaca importância da experiência dos alfabetizandos
Publicado em ter, 24/05/2016 - 17:20 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Com métodos apropriados para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, o programa Todos pela Alfabetização (Topa) já alfabetizou 1,4 milhão de pessoas na Bahia. Durante formação para coordenadores pedagógicos das unidades formadoras, nesta terça-feira (24), na Secretaria da Educação do Estado, as autoras do livro didático “Viver e Aprender”, utilizado no programa, chamaram a atenção sobre a importância de se considerar a experiência de vida e o repertório sociocultural dos alfabetizandos no processo de ensino e aprendizagem.
Fotos: Cintia Sacramento Ascom/Educação
“A gente tinha uma adaptação do livro de criança para adulto, hoje em dia tem um livro específico produzido para o adulto, que precisa levar em conta o conhecimento que o adulto tem, dos seus conhecimentos prévios e precisa de um livro que atenda essa diversidade com um manual para o professor que o oriente a lidar com esses diferentes conhecimentos sobre a escrita”, é o que afirma uma das autoras, Jordana Thadei.
Para a coordenadora de turma, Ana Cristina de Pinho, a formação é enriquecedora por permitir adequar questões à realidade dos alfabetizandos. “Foi muito gratificante e produtivo essa articulação do fortalecimento da metodologia ser trabalhada com os alfabetizadores na sala de aula. A autora foi reformulando as questões para que a gente possa adequar a cada alfabetizador a maneira de se trabalhar com suas turmas, respeitando suas peculiaridades”, afirma.
Esse é o segundo momento que os coordenadores do Topa têm com as autoras do livro. “No primeiro encontro, houve uma apresentação da estrutura do livro. Esse segundo momento é voltado para uma articulação da prática com a teoria”, informa Maria Célia Silva, coordenadora Pedagógica do Topa no Estado.
O livro conta com seis capítulos interdisciplinares de linguagem e Matemática. “Os alfabetizandos jovens, adultos e idosos já trazem um conhecimento da Matemática, mas era preciso fortalecer esse trabalho com a Matemática nas turmas de alfabetização, por isso dedicamos um momento na formação para a Matemática”, acrescenta Maria Célia Silva. “Para ensinar Matemática é preciso saber Matemática. É um processo de formação contínuo”, é o que considera Sandra Regina Correia, que fez a leitura crítica do livro.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade