Formação promovida pela SEC qualifica Gestão da Aprendizagem, na rede estadual de ensino

Palavras-chave:

 

Fotos: Elisabeth Guerra

Nesta quinta-feira (12), teve início, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, a Formação para a Gestão da Aprendizagem - 2ª Série, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O evento, que segue até sexta-feira (13), reúne gestores, coordenadores pedagógicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática, focados no diálogo sobre a implementação de estratégias pedagógicas voltadas à melhoria da aprendizagem nas turmas da 2ª série do Ensino Médio.

A formação é parte de um conjunto de ações que busca recompor a aprendizagem dos estudantes, com a utilização de dados de plataformas, como o Censo Escolar, a Plataforma Plurall e os Indicadores Educacionais, entre outros sistemas. O objetivo do encontro é capacitar os profissionais a usarem esses dados para elaborar Planos de Intervenção Pedagógica (PIP), desenvolver intervenções eficientes e acompanhar o progresso acadêmico de maneira mais eficaz.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Pereira, falou como esta pauta estratégica da Secretaria qualifica a Educação em todo o Estado. “As escolas estão aqui, hoje, reunidas para pensar os indicadores, as avaliações da aprendizagem e como a Gestão da Aprendizagem pode estar a serviço de melhorar a educação que fazemos aqui na Bahia. É preciso um esforço conjunto para garantir que a pauta reverbere, de fato, na escola. Temos aqui diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores de Português e de Matemática reunidos para pensar como é que a gente qualifica essa educação que chega em cada estudante da rede estadual".

A formação também envolve o desenvolvimento de habilidades específicas para a análise de indicadores educacionais e a elaboração de estratégias pedagógicas personalizadas para cada turma. Além disso, o encontro reforça o compromisso da Secretaria em apoiar os professores no aprimoramento de suas práticas, contribuindo diretamente para a melhoria do desempenho escolar em toda a rede estadual.

O professor de Matemática do Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, Carlos Alberto Braga, ressaltou que a formação é relevante e agrega todos os conhecimentos que os educadores precisam para atuar dentro das escolas. Nós já falamos, hoje, de temas como a diversidade e o racismo. Quando participamos de um curso como este nos tornamos multiplicadores. O que estamos aprendendo, colaborando e construindo aqui é para ser levado para as nossas unidades e difundido para os alunos e demais colegas”.

 

Notícias Relacionadas