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Fórum aborda inclusão, avaliação e qualidade na Educação
Publicado em ter, 05/06/2018 - 13:39 por Desconhecido
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr
A discussão contemporânea sobre inclusão e diversidade foi tema de um dos seis fóruns que estão sendo realizados no XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação que acontece até sexta-feira (9), no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. Um dos destaques do III Fórum de Inclusão, Avaliação e Qualidade, nesta terça (5), primeiro dia do evento, foi a ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, a professora Nilma Lino Gomes, que palestrou sobre “Desafios da inclusão e diversidade na Educação do século XXI”.
A palestrante afirmou que quando falamos nestes temas da inclusão e diversidade, nem sempre o encontro entre as diferenças é harmonioso. “Isto porque a construção da identidade, da inclusão se dá no contexto das relações de poder. Então, talvez o nosso primeiro desafio seja não romantizar essas relações. Quando dizemos que somos favoráveis à diversidade, temos que falar de uma construção social, política, histórica, econômica das diferenças, ou seja, colocá-la no patamar do direito. Os desafios da inclusão da diversidade na Educação do século XXI, dentro de uma sociedade ainda muito desigual e, ao mesmo tempo, extremamente diversa, como é o Brasil, são grandes, considerando que já tivemos avanços nas políticas de Educação e, hoje, vivemos muitos retrocessos”.
A professora Telma Cruz, do Colégio Estadual Arthur de Sales, em Campina de Pirajá, em Salvador, falou sobre o seu interesse no tema. “Fiz um curso de Educação Inclusiva porque considero um dos assuntos mais importantes para quem trabalha em sala de aula. Decidi participar da palestra sobre inclusão para fortalecer o meu conhecimento e poder atuar de forma mais coerente no meu dia a dia profissional”.
O III Fórum de Inclusão, Avaliação e Qualidade contou, ainda, com a palestra de Magaly Robalino Campos, da UNESCO, em Lima, falando sobre “Formación docente en servicio y sistematización de buenas prácticas educativas, proyecto en colaboración UNESCO y Fundación Telefónica del Perú”. Além das conferências, o fórum apresentou trabalhos de pesquisa voltados ao tema geral do Virtual Educa Bahia 2018: “Educação para transformar a sociedade em um espaço único multicultural”, entre as quais a do professor Roberto da Cruz Melo, do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnologica da Bahia, que abordou sobre “Territórios de identidade como unidade de planejamento das políticas públicas do Estado da Bahia: a institucionalidade da participação social”, e a da professora Nildete da Mata, do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que apresentou o projeto “Vulnerabilidade de adolescentes e a Política Pública de Educação no centro afrocatólico Capdever-Motumbaxé”.
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