Fórum discute função pedagógica das fanfarras escolares

Estudantes e professores da rede estadual participaram, nesta sexta-feira (5), do III Fórum da União de Bandas e Fanfarras Colegiais de Salvador (Unibandas), realizado no Colégio Estadual Rubem Dário, no bairro San Martin. Com o tema “Banda, muito mais que um som”, o objetivo do evento foi discutir a musicalidade e a pedagogia das bandas e fanfarras escolas, como elas contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes e, principalmente, como a prática musical pode colaborar com o aumento da auto- estima e da visão crítica dos seus integrantes.
 
Assuntos como os desfiles cívicos e a parceria com os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) também foram tratados durante o Fórum. A coordenadora dos projetos intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, fala que, além de promover o protagonismo estudantil, a arte musical das fanfarras estabelece uma relação direta da escola com as comunidades do entorno. “As fanfarras escolares fazem parte da história cultural do nosso Estado e refletem diretamente no comportamento dos nossos estudantes", ressalta Nide Nobre
 
Ocoordenador do movimento Unibandas e regente das fanfarras dos Colégios Estaduais Helena Matheus e Visconde de Mauá, Alexander Santos, destaca o papel pedagógico das fanfarras. "A fanfarra é uma ferramenta pedagógica. Queremos que os estudantes resgatem valores e costumes através da música", afirmou.

O estudante Erick da Silva Brito, 16 anos, estudante do curso Técnico em Administração do Centro Estadual de Educação Profissional Navarro de Brito, sente os reflexos da fanfarra na sua vida. "Estou há um ano e meio na fanfarra e, neste tempo, estou mais aplicado nos estudos e convivendo melhor com os meus colegas e professores". Além de ajudar no seu presente, Erick percebe benefícios para o futuro. "Atualmente toco trombonito e também aprendi outros instrumentos. Estou me aplicando e pretendo me sair bem durante o alistamento", completa, revelando o desejo de iniciar na carreira militar. 
 
Parceria com o Neojibá – Para possibilitar uma maior formação teórico-instrumental dos integrantes das fanfarras escolares, a Secretaria da Educação do Estado promoveu, durante o mês de março, oficinas de reparos básicos e manutenção de instrumentos para os professores e estudantes com profissionais do NEOJIBÁ. Durante os encontros foram realizadas oficinas de teoria musical, lutheria e trombone.
 

Notícias Relacionadas