Fórum enaltece o papel pedagógico das fanfarras escolares

Palavras-chave:
Estudantes da rede estadual integrantes das fanfarras e líderes de banda se reuniram no auditório do Colégio Estadual Rubens Dário, no bairro de San Martim, em Salvador, nesta sexta-feira (29). No local, aconteceu o IV Fórum de Bandas e Fanfarras do Estado da Bahia, que, este ano, trouxe como tema “Por um novo 2 de Julho”. Durante o evento, os participantes – incluindo professores e gestores – discutiram a pedagogia das bandas e fanfarras escolares; de que forma esses grupos musicais contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos; e como a prática musical pode colaborar para o aumento da autoestima e do senso crítico.
 
Thaliane Soares, 17, 1º ano, do Colégio Estadual Visconde de Mauá, que atua na Banda União dos Colégios Visconde de Mauá e Helena Matheus (BANUNI) tocando trombone de vara, destacou a importância da realização do fórum como um dos instrumentos de preparação para o desfile cívico do 2 de Julho. “A discussão é importante para entendermos, por exemplo, o porquê da exigência de sermos bons alunos para participar das fanfarras. Gosto sempre de participar deste evento, porque amplia a nossa visão sobre o papel pedagógico das fanfarras, além de nos inteiramos sobre os andamentos do 2 de Julho, como deveremos nos comportar, entre outras questões ligadas ao desfile”.
 
Ex-aluno do Colégio Navarro de Brito, Yuri Silva, 18, continua participando da Banda Marcial Navarro de Brito, dentro da cota permitida para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Na posição de mor-primeiro comandante, responsável pela evolução (locomoção) do grupo no desfile, o jovem opinou sobre a importância do fórum e das fanfarras na vida escolar. “O 2 de Julho é um evento histórico e os alunos devem encará-lo como uma atividade sociopedagógica, que é um dos temas que discutimos neste evento hoje. Para nós, que atuamos em fanfarras, podemos garantir que estas são a nossa segunda família. Foi aqui que aprendi sobre positividade, sentido da amizade, cumplicidade, lealdade e humildade”, relatou.  
 
Protagonismo estudantil – A coordenadora do fórum, Zélia Rocha, falou sobre o protagonismo estudantil nas fanfarras escolares, destacando a participação dos alunos nesta ferramenta pedagógica-musical como um ato educativo. “Os estudantes são peças fundamentais nas edições do fórum e do intercolegial de fanfarras, que são eventos que promovem um importante intercâmbio e resgatam valores pessoais e sociais dos nossos alunos. Daí a importância de discutimos o 2 de Julho cada vez mais sob os olhares do estudante e da escola, e este foi o propósito desta edição do fórum”.
 
O diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE 26), Luiz Henrique Peixoto, presente ao fórum, reforçou a importância da organização das fanfarras da rede estadual. “As fanfarras da rede estadual têm um caráter pedagógico. Elas desempenham um papel que vai além dos desfiles cívicos, funcionando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil. A nossa proposta é que os estudantes se preparem cada vez mais não só para desfilar no 2 de Julho ou no 7 de Setembro, ampliando cada vez mais a sua atuação em outros eventos cívicos”.
 
Desfile do 2 de Julho – Participam do Desfile do Dois de Julho 1.759 estudantes de 28 colégios estaduais de Salvador e Região Metropolitana, além dos 930 alunos da rede do interior. O cortejo cívico em comemoração aos 195 anos de Independência da Bahia começa às 9h de segunda-feira (2), no Largo da Lapinha, e segue para o centro da cidade, percorrendo locais como Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal. Durante o trajeto, as fanfarras apresentam um repertório formado por música popular brasileira, clássica e internacional.
 
Colégios de Salvador e Região Metropolitana que vão participar do desfile:
 
- Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito
 
- Colégio Desembargador Pedro Ribeiro
 
- Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães
 
- Colégio Estadual da Bahia – Central
 
- Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
 
- Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães
 
- Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
 
- Colégio Estadual Dois de Julho
 
- Colégio Estadual Duque de Caxias
 
- Colégio Estadual Helena Matheus
 
- Colégio Estadual João Caribé
 
- Colégio Estadual Kleber Pacheco
 
- Colégio Estadual Nelson Mandela
 
- Colégio Estadual Polivalente San Diego
 
- Colégio Estadual Presidente Getúlio Vargas (antigo Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho)
 
- Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida
 
- Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso
 
- Colégio Estadual Professora Marileine da Silva (antigo Colégio Estadual Márcia Méccia)
 
- Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo
 
- Colégio Estadual Raphael Serravalle
 
- Colégio Estadual Visconde de Mauá
 
- Colégio Ruben Dário
 
- Escola Estadual Castro Alves
 
- Escola Professor Roberto Santos
 
- Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus (Lauro de Freitas)
 
- Colégio Estadual Américo Simas (Lauro de Freitas)
 
- Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon (Simões Filho)
 
- Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire (Dias D’Ávila)
 
 
 
>> Colégios do interior que vão participar do desfile:
 
- Colégio Estadual Cristo Reis (Barra)
 
- Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Itabuna)
 
- Colégio Estadual Polivalente de Gandú (Gandú)
 
- Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins (Valença)
 
- Colégio Estadual Ana Lúcia Castelo Branco (Brejões)
 
- Colégio Estadual Edivaldo Boaventura (Povoado em Brejões)
 
- Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora (Juazeiro)
 
- Colégio Estadual Luiz Viana (Santa Rita de Cássia)
 
- Colégio Estadual Professor Magalhães Neto (Ruy Barbosa)
 
- Colégio Estadual Normal de Pintadas (Pintadas)
 
- Instituto de Educação Euclides Dantas (Vitória da Conquista)
 
- Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus (Paulo Afonso)
 
- Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (Porto Seguro)
 
 
Fotos: Claudionor Jr
 

Notícias Relacionadas