Gestores da Educação conhecem Escolas Transformadoras na Espanha

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O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Bahia, Durval Libânio Netto, está na cidade de Barcelona, na Espanha, para conhecer experiências exitosas de Escolas Transformadoras no país. Durante a programação da viagem, realizada em parceria com o Instituto Aliança e que segue até o dia 22 de outubro, os gestores estão conhecendo a Escola Sadako e irão participar de um curso de Inteligências Múltiplas, que será ministrado no Colégio Montserrat.

O gestor fala como as metodologias aplicadas contribuem para a formação dos estudantes. "Conhecer a experiência de Sadako é importante para verificarmos como funciona uma escola inovadora, com base na aprendizagem por projetos e no auto-desenvolvimento do conhecimento pelo aluno com uso de tecnologias, em um ambiente extremamente colaborativo", destaca.

Esta é mais uma ação que integra o Programa Escolas Transformadoras, que  está sendo implementado na rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em uma parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Ashoka. Trata-se de uma instituição internacional, com sede em mais de 90 países, que no Brasil é correalizado com a Organização não governamental Alana e que, pela primeira vez, faz uma parceria com uma Rede Estadual de Educação Profissional no país. A iniciativa beneficiará 260 técnicos, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Educação Profissional e Tecnológica do Estado que já estão participando de cursos específicos. A ação possibilitará mudanças curriculares alinhadas à realidade territorial de cada unidade escolar.

Na Espanha, em visita ao Colégio Montserrat, considerado uma escola inovadora, os gestores estão conhecendo as metodologias interativas e práticas de vanguarda, desde a educação infantil até o Ensino Médio. Já na Escola Sadako, é possível verificar o modelo aplicado pelo Programa Escolas Transformadoras, uma comunidade global que tem como objetivo identificar, conectar e apoiar escolas com práticas inovadoras e fortalecer a visão de que todos podem ser transformadores da realidade.

Sobre o programa
Segundo a Ashoka, o programa Escolas Transformadoras é uma organização global que reúne empreendedores sociais de diversas partes do mundo. Fruto da crença de que todos podem ser transformadores da sociedade, o programa enxerga a escola como espaço privilegiado para proporcionar experiências capazes de formar sujeitos com senso de responsabilidade pelo mundo: crianças e jovens aptos a assumir papel ativo diante das mudanças necessárias, em diferentes realidades sociais e amparados por valores e ferramentas como a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade e o protagonismo.

Também participam da viagem o diretor pedagógico da Suprot, Wendell Penha, a coordenadora pedagógica da Suprot, Josevonne Serafim, e o vice-diretor pedagógico do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Santana, Joel Santos.
 

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