Gestores discutem em Feira de Santana avanços e experiências da Educação Noturna na Bahia

Educadores dos dez Centros Noturnos de Educação da Bahia (CENEB) participam, até esta quarta-feira (6), do IV Diálogo dos Gestores e Articuladores dos CENEB da rede estadual, em Feira de Santana. O objetivo é discutir as experiências realizadas nas unidades, além de avaliar o processo pedagógico e debater novas propostas para o ano letivo de 2018. Atualmente, a rede estadual possui quase cinco mil estudantes matriculados nos CENEB de Salvador, Feira de Santana, Jacobina, Vitória da Conquista, Conceição do Coité, Cachoeira, Senhor do Bonfim e Campo Formoso.
Fotos: Darlan D´Ouro
 
Para a diretora Rosane Almeida, do CENEB de Feira de Santana, sede do encontro, a proposta das unidades noturnas oferece um ensino voltado às necessidades de um público específico. “Quando o CENEB foi criado, em 2013, a proposta era inovadora, pois tínhamos que realizar um método pedagógico com estudantes que, em sua grande maioria, são trabalhadores e precisam ser atraídos para a unidade. Estamos conseguindo organizar uma equipe segura, que tem conseguido ofertar uma qualidade na oferta do ensino, e esses encontros para a troca de experiências são fundamentais”, explicou.
 
Segundo o diretor Jorge Bugary, do CENEB Maria Quitéria, em Salvador, é importante ouvir os estudantes para desenvolver novas práticas metodológicas. “Para esta discussão, é interessante conhecermos o que os alunos esperam da unidade e quais os seus interesses. Além do ensino e aprendizagem, eles também têm interesse em cinema, teatro e música, e isso também pode ser utilizado como prática de ensino”, contou.
 
Ainda para a diretora Valdemara Costa, do CENEB de Conceição do Coité, os encontros fortalecem as ações das unidades. “Além de mostrarmos as boas experiências, também precisamos apresentar as atividades que não deram certo, para que possamos avaliar todo o processo. Os diálogos abrem uma nova perspectiva sobre o ensino na educação noturna e contribuem para evoluirmos na oferta que difere do ensino diurno”, explicou. 
 
Sobre os CENEB - Os CENEB atendem, desde 2013, especialmente, a estudantes trabalhadores do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional e Tecnológica, com a proposta pedagógica pautada em três dimensões: mundo do trabalho, ciência e tecnologia e arte e cultura.

Notícias Relacionadas