Gestores dos NTE discutem ações estratégicas para as escolas e os territórios durante encontro em Salvador

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta quinta-feira (11), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o III Encontro com dirigentes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Na ocasião, os estudantes Estefany Reis e Guilherme Melo, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Tecnologia, Informação e Comunicação, localizado em Lauro de Freitas, compartilharam suas experiências com o projeto de reforço escolar, por meio do qual eles e demais alunos dos cursos de Educação Profissional ministram aulas aos sábados para colegas com dificuldades em disciplinas exatas e técnicas. O evento foi aberto com uma apresentação de dança dos estudantes do Colégio Estadual Ypiranga, de Salvador.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, parabenizou a inciativa dos estudantes e ressaltou a importância do alinhamento com os gestores educacionais que atuam no interior do Estado. “Os estudantes Estefany e Guilherme são um exemplo das várias experiências exitosas que existem na rede e que precisam ser compartilhadas. Ouvir esse relato deles sobre o projeto é emocionante e a gente quer justamente que isso aconteça em toda a Bahia. Este é o terceiro encontro em menos de três meses e isso é essencial para alinharmos as nossas demandas. Nesses dois dias, aqui será o lugar para a gente discutir, fazer a crítica e pensar em novas estratégias para a Educação”, destacou.
 
A estudante Estafany Reis, 16, afirmou que “o projeto tem sido muito enriquecedor para todos os alunos, pois além do aprendizado, traz retorno e amadurecimento tanto para os que ensinam quanto para os que assistem as aulas. Estou muito contente de poder compartilhar essa experiência com os gestores de diferentes regiões da Bahia”, disse.
 
A diretora do Núcleo de Santa Maria da Vitória (NTE 23), Eleniza Castro, falou que os encontros são estratégicos para a gestão educacional. “Nestes encontros conhecemos as experiências dos demais colegas em suas regiões e que acabam nos dando novas perspectivas para a execução de nosso trabalho com os educadores e estudantes. Fiquei encantada com os depoimentos dos estudantes do CEEP de Lauro de Freitas, que servem também de inspiração para todos nós”, revelou a gestora.
 
No encontro, que segue até esta sexta (12), também foram discutidos assuntos relacionados a questões pedagógicas, administrativas e estruturais das escolas estaduais pertencentes aos núcleos. Além disso foi realizado o ato de boas-vindas de seis estudantes selecionados pelos programas ‘Partiu Estágio’ e 'Primeiro Emprego’, ambos implementados pelo Governo do Estado para oportunizar vivências profissionais para a juventude e que atuarão no IAT, em suas respectivas áreas.

Notícias Relacionadas