Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Gestores e especialistas debatem desafios da Educação Básica em tempos de pandemia
Gestores e especialistas debatem desafios da Educação Básica em tempos de pandemia
Publicado em qui, 23/07/2020 - 13:40 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de um olhar especial para os concluintes do Ensino Médio. "Todos os estudantes são importantes, mas temos que ter uma sensibilidade com este público que está na transição entre a conclusão do Ensino Médio, Ensino Superior e o mundo do trabalho. É preciso dialogarmos sempre com as universidades, as prefeituras e as empresas, para gerarmos oportunidades e para que a escola seja atrativa. Temos a experiência dos Complexos Integrados da rede estadual, que trabalham por dentro dessa integração universidade e escola. E não podemos deixar de citar a aprovação do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que vai impactar na educação como parte de um Sistema de Educação que, apesar de suas dificuldades, é essencial pelo seu papel de luta e resistência da população", disse.
Segundo o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, o debate é fundamental para uma educação que deve ter ações ajustadas em um curto prazo. "Mesmo as aulas voltando este ano, não teremos uma volta ao normal e, para os estudantes do terceiro ano, temos que apresentar repostas de forma mais rápida. Em pesquisas, o jovem já mostra o interesse na mudança do Ensino Médio, como a inclusão da Educação Profissional, e, aliado a isso, queremos proporcionar um currículo mais voltado às demandas do estudante e ao acesso ao Ensino Superior", explicou.
Segundo o membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e titular da cátedra Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (RP-USP), Sérgio Henrique Ferreira, as estratégicas devem ser pensadas no acesso dos jovens ao Ensino Superior e mundo do trabalho. "Os anos de estudo estão ligados diretamente com a renda per capita da população e isso interfere diretamente no desenvolvimento do país. Temos que construir uma política pós Ensino Médio, porque apenas 25% dos estudantes acessam o Ensino Superior e chegam a entrar em uma faixa daqueles que nem trabalham e nem estudam", avaliou.
Na moderação do encontro, a superintendente de Educação e Trabalho da Fundação Itaú, Ana Inoue, ressaltou alguns temas importantes do debate. "Percebemos algumas colocações muito interessantes que precisam de uma atenção, como a diferença entre aula e aprendizagem; o acesso à internet de forma mais ampla; políticas para o pós-Médio; e questões específicas para cada região, bem como um ponto que todos trataram, que é a Educação Profissional em articulação com o Ensino Médio", relatou.
Ainda estiveram presentes ao encontro o superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, e a estudante Nalanda Pereira, do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG).
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores